• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Criança birrenta: como fazer?

11/02/2015

As crises de birra são reações explosivas causadas por frustrações, caracterizadas por gritos, mordidas, pontapés, atirar-se ao chão e outros comportamentos sem relação com qualquer sofrimento físico.
Essas crises servem como recursos que as crianças usam para intimidar os adultos quando querem conseguir alguma coisa. Ao perceber que com essas crises os pais ficam aflitos, certamente ela usará essa estratégia sempre que quiser intimidá-los.
Diante dessas crises de birra, os pais ficam ansiosos e impotentes e muitas vezes cedem aos seus caprichos por comodismo ou medo da criança se machucar. Com isso, o comportamento de birra só vem a aumentar, pois ela entende que é assim que irá conseguir o que deseja.
É importante que os adultos compreendam que toda permissão indiscriminada servirá de estímulo para a manutenção da birra. Se a criança se sente vencedora, será difícil corrigir esse comportamento.
A melhor maneira de manejar esses comportamentos é estar convencido de que não causará nenhum dano nem físico e nem emocional à criança. O dano acontecerá se a criança não aprender a discriminar os comportamentos e atitudes positivas para alcançar seus objetivos.
É aconselhável sempre mostrar para a criança a forma certa de conseguir o que deseja, fazendo com que  pense e reflita sobre essas atitudes. Conversar sempre, mesmo que ela aparente não ouvir, evidenciando o fato de que, agindo dessa forma, nada conseguirá.
É fundamental que o adulto tenha consciência do papel importante que ele exerce, sejam os pais, avós, cuidadores. A coerência e firmeza são os fatores principais nesses momentos de crise, para que fiquem claros para a criança quais são os meios mais sadios de alcançar seus fins.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS