• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

70% das quedas em piscinas e cachoeiras acontecem no verão

12/02/2015
Maior incidência dos acidentes acontece com pacientes entre 25 e 35 anos e 90% sofrem lesão medular e se tornam tetraplégicos. Imprudência e consumo de álcool estão entre as principais causas
 
Segundo levantamento da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em 2014, 70% dos pacientes vítimas de acidentes causados por quedas em piscinas, cachoeiras e águas rasas foram atendidos no verão, entre os meses de janeiro e março. Os dados mostram ainda que mais de 90% dos casos resultam em lesão medular com o comprometimento do movimento de todos os membros (tetraplegia).
 
De acordo com o médico fisiatra da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, André Sugawara, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. “A maior incidência dos acidentes acontece com pacientes entre 25 e 35 anos”, analisa o fisiatra. Ainda segundo o médico, os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas e no caso de  cachoeiras, não mergulhar em águas com menos que o dobro da altura.
 
Além destas orientações, Sugawara alerta para que os usuários não entrem na água ou mergulhem embriagados, não participem ou permitam brincadeiras quando estiverem nadando ou mergulhando. E ao mergulhar, sempre que possível, estendam os braços ao lado da cabeça para protegê-la. “Evitar saltar de lugares muito altos e ‘saltos ornamentais’ também ajudam a prevenir acidentes”, complementa o fisiatra. 
 
A Rede Lucy Montoro atende casos de lesões medulares, amputações e malformações, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante. Os interessados em receber tratamento devem procurar a unidade da Rede Lucy Montoro mais próxima da residência da rede e apresentar encaminhamento médico de uma unidade pública de saúde.
 
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities (CARF). Criada em 2008, conta atualmente com 17 unidades em funcionamento, que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

MAIS LIDAS