• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Em poucas palavras

Temos que valorizar as ações culturais

25/02/2015

Nosso Vale precisa prestar uma homenagem ao Cristovão Cursino, proprietário de uma gráfica em São José dos Campos, que criou um importante certame cultural anual em São Francisco Xavier, simpático distrito daquele município, sob a forma de um concurso literário, já em terceira edição e pleno de sucesso. 
No ano passado participei da banca julgadora, honra que já não posso ter devido a problemas de saúde. Mas do meu retiro paulistano acompanho os preparativos do grande concurso, a que devem comparecer os que não acreditam nos valores intelectuais da nossa região.
 
Nossa luta
Não me apavoro, mas reconheço que nossa sociedade está em luta – e muito séria – em duas frentes de guerra: uma, contra o crack e  drogas em geral; outra, contra a corrupção no sistema de poder. Em ambas as frentes há carência de bons guerreiros e de armas poderosas. 
Vamos nos alistar e conquistar a opinião pública? Essa é uma forma de civismo. 
 
Momento poético
TAUBATÉ – Sérvulo Gonçalves
“Em meus saudosos sonhos
Daqui te vejo ainda
A se elevar tão linda
Da mocdade és vez:
Ergue-te sempre, brilha
Nesse jardim de flores,
Terra de meus maioires,
Berço de meus avós”.

COLUNISTAS / Nelson Pesciotta

Membro da Academia de Letras de Lorena. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito, jornalista e sociólogo. Aposentado do Magistério estadual, no qual foi professor, diretor de escola (só no antigo CEEN Arnolfo de Azevedo, atuou durante 15 anos) e supervisor de ensino. No ensino superior, lecionou na Unitau e na antiga Faenquil (hoje EEL-USP), da qual é patrono do Colégio Técnico.  Foi secretário de Educação e Cultura, em Lorena.

Manteve, por mais de 20 anos, coluna semanal no Jornal Guaypacaré.  Promoveu, durante muitos anos, o concurso de declamação Arnolfo Azevedo e outros certames culturais e cívicos.  Foi presidente do Instituto de Estudos Valeparaibanos.  Tem 91 anos de idade.


npesciotta@uol.com.br

MAIS LIDAS