• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Falando sério

Drogas e violência caminhando lado a lado

28/02/2015

Ocorrências policiais com apreensões de drogas têm sido cada vez mais frequentes em nossa cidade. Recentemente, mais uma ocorrência apresentada pela Força Tática (javascript:nicTemp();) resultou na prisão de mais um indivíduo. As estatísticas anunciam: o uso de drogas e a violência estão, cada vez mais, caminhando lado a lado.
O uso de entorpecentes é o principal fator das causas de mortes violentas em muitas cidades de nosso país. A maioria das vítimas de homicídio estava usando ou estava sob o efeito da droga no momento do cometimento do crime (roubos, furtos, homicídios e outros). 
Pensando nisso, o Governo Federal lançou o programa “Crack, é possível vencer”. (javascript:nicTemp();)
O programa “Crack, é possível vencer” é coordenado pelo Ministério da Justiça, que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada, que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Dentro desses três aspectos, integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.
O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas. Vários programas surgem para auxiliar a sociedade a compreender como lidar com esse problema. 
Vivemos em uma sociedade onde o consumismo exagerado impera e isso, sem dúvida nenhuma, exerce uma influência comportamental, principalmente sobre os jovens, e se a família apresenta-se desestruturada, sem laços afetivos, os vínculos rompem-se com maior facilidade, proporcionando conduta questionável. E estes problemas servirão como desculpas, pois muitos cedem à pressão e caem no mundo das drogas, preenchendo assim o vazio que se apresenta.
Sendo assim, a família desempenha papel fundamental como base para que não tenha seu núcleo familiar atingido. Deve valorizar a ética e a moral dentro de seu lar, preparando seus membros para o enfrentamento da sociedade atual, impondo seus valores.  

COLUNISTAS / João Barbosa

Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.

Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do  DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.

E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.

“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)


barbosajjs@globo.com

MAIS LIDAS