• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Campanha nacional contra o vírus HPV começa dia 10 em Lorena

04/03/2015
Com o objetivo de prevenir o câncer do colo de útero, terá início em Lorena no dia 10 de março a campanha nacional contra o vírus HPV, que contempla meninas de 9 a 11 anos e também as meninas e mulheres portadoras do vírus HIV (Aids) na faixa etária de 9 a 26 anos.
A campanha, que é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Programa Nacional de Imunização (PNI), objetiva cuidar da saúde feminina desde o primeiro estágio da puberdade, já que a vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
Em Lorena, as vacinas estarão disponíveis em todas as escolas municipais, estaduais e particulares e também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Para receber a vacina na escola, é necessário portar autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
A pessoa que tiver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina, gestantes, que desenvolvem sintomas de hipersensibilidade graves após vacinas ou menores de idade que não tiverem autorização do responsável não deverão receber a vacina”, orienta a gerente da vigilância epidemiológica municipal, Carolina Codelo.
A imunização contra o vírus HPV é realizada por meio de doses. Para recebê-las. é necessário apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Com isso, a mulher deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda é aplicada depois de seis meses e a terceira é tomada cinco anos após a primeira.
No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e de cólon. O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

MAIS LIDAS