• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Tem início campanha em busca de casos de tuberculose em Lorena

04/03/2015
De 2 a 15 de março, acontece na cidade a campanha de intensificação de busca por casos de tuberculose. A iniciativa é do Programa de Tuberculose de Lorena, em parceria com as demais unidades de saúde do município.
O objetivo da campanha é identificar e avaliar o maior número possível de pessoas que apresentem os principais sintomas da doença; o sintoma básico a ser avaliado é a tosse há três semanas ou mais. Alguns grupos são tratados com urgência e, portanto, o sintoma básico cai para tosse por duas semanas. Entram nesse grupo os diabéticos, portadores de HIV, pessoas em tratamento com medicações que tendem a baixar a imunidade, usuários de drogas lícitas ou ilícitas e moradores de rua. Já os profissionais de saúde e internos de instituições fechadas não necessitam apresentar tosse para serem avaliados.
A avaliação dos sintomas consiste na coleta de duas amostras de escarro. A primeira, no momento em que o paciente se apresenta, e a segunda, no dia seguinte, preferencialmente em jejum. A coleta do material acontece de maneira simples, rápida e com total privacidade, basta que o paciente deposite a secreção expelida no coletor fornecido pelo profissional de saúde. Geralmente essa secreção é expelida naturalmente ao tossir; porém, quando o paciente encontra alguma dificuldade em fazê-la, ele é orientado pelo profissional de saúde para que se possa coletar o material de forma simples.
É muito importante que se o cidadão apresentar tosse seca ou produtiva, ou outros sintomas, como transpiração noturna intensa, perda de apetite, emagrecimento, cansaço constante, falta de ar e dor torácica, que ele procure imediatamente o posto de saúde mais próximo e solicite sua avaliação”, alerta a gerente de Vigilância Coletiva de Lorena, Maria Carolina Codelo.
A orientação da Vigilância Coletiva de Lorena é que as pessoas que apresentem esses sintomas procurem o posto de saúde de seu bairro para um tratamento precoce. Além disso, a pessoa ainda colabora para que mais pessoas não sejam contaminadas com a doença.

MAIS LIDAS