• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Negócios

Ampliando o espaço sem derrubar nenhuma parede

26/03/2015
Sim, é possível fazer isso – e muitas vezes de forma simples. Confira as dicas das arquitetas Lilian e Cássia, do escritório Oliveiras Arquitetura:
Cores claras – Escolher o tom certo é fundamental. Faça a opção para parede e piso com cores claras como branco, bege ou até variações pastéis de verde, rosa e azul. As cores claras dão a impressão de amplitude.

Continuidade – Para dar a impressão de uma área maior, escolha os mesmos pisos e cor na parede para toda a decoração, procurando padronizá-los. Isso proporciona continuidade aos espaços. Utilizar móveis que não contrastem muito com as paredes e ambientes sem muitas divisões, pois não delimitando os espaços, também temos uma sensação maior de amplitude.
O excesso de objetos e móveis espalhados não é desejável, pois atrapalha a circulação e polui o ambiente visualmente.

Espelho – É um recurso conhecido para ampliar espaços e uma ótima alternativa, pois garante a sensação de que o ambiente se estende. Por isso, espelhos devem ser posicionados em locais estratégicos e, de preferência, encostados em móveis ou outras paredes, dando ideia de continuidade. É importante que sejam utilizados com moderação, pois o excesso de espelhos pode gerar um impacto visual de labirinto, especialmente quando dispostos de frente uns para os outros.
Móveis – Esqueça armários grandes e pesados; o ambiente fica maior com a limpeza visual, aposte em móveis baixos e compatíveis com o ambiente da residência ou apartamento.
Utilize móveis que deem a impressão de alongar, quadros largos e finos, estante com nichos compridos, espelho grande em linha horizontal, dentre outros.
Teto baixo – Utilize recursos e elementos que voltem a atenção para o alto, tais como painéis, molduras de teto e elementos verticais, como espelhos ou quadros. Isso faz com que as diferentes dimensões sejam valorizadas e, assim, os limites horizontais ficam menos evidentes. Teto com cor clara, se possível branco.

Janelas e aberturas – São uma importante ferramenta, pois puxam a atenção para o lado externo, tornando-o parte do ambiente. Claridade tem o poder de ampliar o espaço. Se sua casa sofre com falta de luz natural, procure investir em um bom projeto de iluminação.
A preocupação com a composição de um ambiente deve ser prioridade em um projeto arquitetônico, para que se torne funcional e harmônico. Não se esqueça disso!
Lilian e Cássia são as arquitetas e 
urbanistas da Oliveiras Arquitetura. 
Contatos pelos telefones 
(12) 98847 9888, 98122 2873 
ou pela Fanpage: javascript:nicTemp();

MAIS LIDAS