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Como reconhecer e tratar a perda de audição nas crianças?

22/04/2015
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a qualidade de vida desde a infância
Preste atenção. Seu bebê parece não se incomodar com barulhos estranhos e nem mesmo esboça um sorrisinho quando ouve a sua voz? Ele tem mais de três anos e ainda demonstra dificuldade de formar palavras e se comunicar? Estes são alguns dos indícios de problemas de audição que podem passar despercebidos aos pais.
 
“Podemos começar a suspeitar de dificuldades de audição quando, desde pequenininhas, as crianças não se assustam nem reagem a sons altos demais”, alerta Marcella Vidal, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas. O ideal é fazer o teste da orelhinha assim que a criança nasce. “Durante o teste, se for detectado algum problema, a criança será encaminhada para exames mais completos”, explica a especialista.
 
O diagnóstico de perda auditiva, logo nos primeiros meses de vida, é muito importante, pois tratar o problema desde cedo é o segredo para a criança ter um desenvolvimento normal. “Os pais devem ficar atentos e procurar um médico otorrinolaringologista se acharem que o bebê está demorando demais para tentar emitir os primeiros sons”, aconselha a fonoaudióloga. Se isso não acontecer, mais tarde, no período escolar, essa deficiência poderá trazer dificuldades na aprendizagem e no convívio em sala de aula. 
 
“Quando a criança é maior, fica mais fácil perceber a dificuldade de ouvir. Quem assiste à televisão com volume muito alto; não dá atenção ao que os pais falam e é muito disperso nas aulas pode, sim, ter algum problema auditivo”, diz a fonoaudióloga. Ela reforça que a troca na fala, quando acima dos três anos, também deve ser observada.
  
“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e de relacionamento”, explica Marcella Vidal.
Já na escola, a criança muitas vezes não consegue assimilar o conteúdo ensinado pelo professor porque não escuta direito. Além de aparelhos auditivos especiais para os pequenos, a Telex trouxe para o Brasil o “Amigo”, sistema FM que permite a comunicação direta de pais e professores com a criança que não ouve bem. Usada dentro da sala de aula, essa tecnologia é fundamental para o aluno entender com clareza o que o professor está ensinando.
O equipamento tem um microfone transmissor e um receptor. O professor usa o microfone acoplado à roupa e sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo da criança. O sistema ajuda a ultrapassar os obstáculos da distância, eco ou ruído de fundo, e mantém o sinal da fala original alto e claro, possibilitando um bom aprendizado.
 
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