
Médicos, enfermeiros e psicólogos da Atenção Primária, ESF (Estratégia Saúde da Família) de Lorena participaram na quinta-feira, 23 de abril, de uma capacitação para identificação de sintomas de doenças sexualmente transmissíveis.
Cerca de 50 profissionais participaram da capacitação, onde foram abordados os sintomas e tratamentos da sífilis, Aids/HIV e hepatites virais.
De acordo com A coordenadora do programa DST/HIV/Aids, Monique Fernandes, com essa capacitação, os profissionais de todas as unidades farão uma abordagem padronizada aos pacientes, sabendo reconhecer sintomas e indicando que os pacientes façam os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. “Queremos um diagnóstico precoce, por isso é importante que nossos profissionais estejam capacitados para distinguir rapidamente os sintomas dessas doenças e orientem os pacientes para que realizem os testes rápidos”, afirma Monique.
Segundo a Prefeitura, todas as unidades de saúde de Lorena realizam os testes rápidos para identificação da sífilis, HIV e hepatites virais. O resultado dos testes fica pronto em 15 minutos e com o resultado, em caso positivo de alguma das doenças, o paciente já é encaminhado para tratamento.







