Homenagem em Pindamonhangaba
O dia 29 de maio trouxe-me momentos inesquecíveis, em Pindamonhangaba, quando a Academia de Letras da cidade me prestou comovente homenagem, na palavra de Francisco Piorino, acadêmico que foi lá mesmo meu aluno do curso ginasial e que montou, com projeções, uma boa parte da minha vida.
Na fase da vida em que me encontro, essas memórias fazem muito bem. Não nasci nessa cidade, embora meus pais já ali morassem, mas nela fiz o curso primário (no Externato São José), o secundário (no Ginásio Estadual) e, viajando diariamente, a Escola Normal de Taubaté. Ali iniciei minha carreira no magistério. Conservo minhas saudades.
Ensinando a aprender
Interessante edição da revista Veja traz, em uma de suas páginas, artigo de Monica Weinberg que comenta o lançamento de obra pedagógica de Cláudio de Moura Castro, com o título: “Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais”, Editora Penso.
Pelos indicadores apontados, a obra focaliza os seguintes aspectos da aprendizagem: ambiente, horário, aula, método e resultado. Sugiro aos estudiosos um seminário sobre esse tema, para bem indicar a pais e educadores as práticas que levem os estudantes a realmente aprenderem.
E se a mente já estiver vazia?
Pensamento da semana: “O saber não ocupa lugar”, dizem os sábios. E se a mente já for vazia?








