• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Falando sério

Segurança pessoal – Como se prevenir? Como identificar situações de risco? O que fazer? Saiba como agir

08/06/2015


Diante do momento conturbado que estamos vivendo com relação à segurança e de várias postagens em redes sociais de pessoas que estão sendo vítimas dessa violência, deixo aqui alguns procedimentos que possam ser adotados para evitar que você seja a próxima vítima.

Em qualquer situação é importante:

1. Conheça bem o local por onde transita, ordinariamente, saiba a localização de postos policiais, delegacias, cabines telefônicas, postos de atendimento ao público, estabelecimentos e órgãos que possam servir de ponto de apoio em situações de emergência.

2. Tenha sempre telefones úteis à mão e armazenados nos aparelhos celulares como delegacia da área, unidade da Polícia Militar, socorro mecânico, etc..
 
3. Ao armazenar nomes de familiares no celular, não identifique o parentesco. Essa informação pode ser usada por assaltantes ou golpistas, caso tenham acesso ao equipamento.

Lembre-se: 

“Os assaltantes valem-se, principalmente, do fator surpresa, da desatenção e de outros comportamentos facilitadores para escolherem suas vítimas”.

Na rua e ao se dirigir ao estacionamento:

1. Procure andar acompanhado, evitando se deslocar por lugares desertos ou mal iluminados, que possam facilitar ações criminosas.

Aparente sempre calma, confiança e domínio do que está fazendo e de onde quer chegar. Evite demonstrar que está perdido ou procurando por algum endereço ou local.

2. Mantenha-se alerta durante todos os trajetos a pé, principalmente ao voltar ao seu veículo, seja saindo do trabalho, restaurantes, bares, cinemas ou shoppings. Evite cortar caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos, construções, etc..

3. Evite ostentar bens de valor, como equipamentos eletrônicos, cordões, relógios, joias e grandes quantidades em dinheiro. 

4. Ao conduzir bolsas ou mochilas: 

a. Certifique-se de que os bolsos estejam fechados; 

b. Leve sua bolsa voltada para a frente do corpo, com sua mão sobre o fecho e com os bolsos voltados para o corpo. Uma bolsa apoiada em seu ombro, apenas por uma alça lateral, pode facilmente ser furtada por trás.

Lembre-se:

“O uso de celulares, fones de ouvido e equipamentos afins podem causar distração, favorecendo e estimulando ações criminosas”. 

5. Caso seja necessário transportar notebooks, evite fazê-lo em pastas próprias. Elas são conhecidas e podem estimular iniciativas delituosas. 

6. Não use o celular pendurado na bolsa ou na roupa. 

7. Transporte objetos pessoais (carteiras, celulares, etc.) nos bolsos da frente.

8. Evite retirar a carteira no caminho e mostrar dinheiro em público. 

9. Verifique se você está sendo seguido, seja ao sair de casa, do trabalho ou do local de diversão. Caso isso aconteça, mantenha a calma e retorne para o local de onde saiu. Não sendo possível, procure um local movimentado e peça ajuda. Informe à Polícia sobre o ocorrido. Desconfie de esbarrões, empurrões ou cotoveladas.

10. Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido da via. Será mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito.

11. Desconfie de pessoas que se aproximem, principalmente à noite, para pedir qualquer tipo de informação. Mantenha distância e continue em movimento. 

12. Caso algum desconhecido comece a discutir, desconsidere e continue andando. 

13. Se alguém o incomodar, aja com naturalidade, mude de direção, atravesse a rua ou entre em um lugar seguro. 

14. Ao se aproximar do seu veículo, tenha a chave à mão para agilizar a sua entrada no carro. 

15. Observe se há pessoas estranhas ou suspeitas nas adjacências ou no interior do seu veículo. Não se dirija ao seu carro nessas circunstâncias. Na dúvida, desloque-se para um lugar seguro e com movimentação de pessoas e somente se aproxime do carro quando tiver convicção de que não haja riscos. Caso precise de ajuda, ligue para a Polícia. 

16. Nunca dê carona a estranhos ou a pessoas que acabou de conhecer. 

17. Ao entrar no veículo, trave imediatamente as portas, mantenha os vidros fechados e deixe o estacionamento.

18. Evite descer do veículo para retirar folhetos ou outros objetos afixados nos vidros. Pode ser uma armadilha!

19. Caso o veículo, ao sair, apresente um defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie de estranhos que ofereçam ajuda. Chame o socorro de urgência e de sua confiança. 

20. Mantenha o celular com bateria carregada. 

21. Caso precise de táxi, não saia à sua procura pela rua. Peça-o, pelo telefone, em local seguro.

Em caixas eletrônicos:

1. Não revele sua senha para terceiros.

2. Em caso de dificuldade, comunique-se com funcionários do banco.

3. Observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local.

4. Evite horários e locais de maior risco.

5. Evite realizar saque de grandes quantias.


E o mais importante:

1. Não reaja.

2. Mesmo que o momento exija cuidados, não se precipite. Comprar uma arma, por exemplo, pode ter consequências trágicas.

3. Procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil. O bandido está sempre mais nervoso do que a vítima, mas, em geral, não tem a intenção de matar.

4. Não reaja, nem tente fugir. Forneça o que exige o criminoso. Assim, o tempo do roubo será menor.

5. Não faça movimentos bruscos e procure alertar o assaltante dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo.

6. Tenha consciência de que há possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.

Fontes:

javascript:nicTemp();

javascript:nicTemp();

javascript:nicTemp();

javascript:nicTemp();

COLUNISTAS / João Barbosa

Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.

Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do  DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.

E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.

“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)


barbosajjs@globo.com

MAIS LIDAS