Estão cada vez mais frequentes as tentativas de golpes aplicados por indivíduos em Lorena e cidades vizinhas.
Um casal cuja mulher estaria supostamente grávida ou uma dupla de homens agem fazendo vítimas escolhidas a dedos, geralmente, idosos ou mulheres sozinhas, próximos aos centros comerciais espalhados na região. Espertos, os indivíduos se aproximam das vítimas e, de uma forma “generosa”, tentam ganhar a confiança das mesmas para aplicar-lhes o golpe do falso mecânico ou da mulher grávida que estaria “passando mal”. Enquanto um distrai o motorista, o outro age rápido para forjar um problema e assim fazer mais uma vítima.
No caso do falso mecânico, os criminosos simulam um defeito no carro da vítima e se oferecem para realizar o conserto mediante pagamento. Eles chegam ao absurdo de carregarem um frasco contendo produto químico que, ao ser jogado no motor do carro, produz uma fumaça simulando o problema, ou mexem na bateria para alegar que o veículo está apresentando um defeito elétrico. Pronto, feito isso, os criminosos “consertam” o suposto defeito e passam a cobrar valores em dinheiro das vítimas.
Em outros casos, o casal de golpistas se aproxima de idosos ou mulheres, na maioria das vezes sozinhas, simulam a mulher grávida passando mal, necessitando de um possível socorro, contam uma história, ganham a confiança da vítima e assim que a mesma se dispõe a ajudar, anunciam o assalto, levando seus pertences.
E se você se deparar com uma situação dessas, o quê fazer?
Primeiro, desconfie de pessoas estranhas que se aproximam oferecendo ajuda ou pedindo socorro. Lembre-se daquele velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Certifique-se do assunto e se desconfiar de algo, tente entrar em contato com a polícia o mais rápido possível. Observe características dos indivíduos, como cor da pele, compleição física, tipo de cabelo, uso de bigode ou barba, tatuagens, suas vestimentas e adereços que ajudem na identificação dos mesmos. Entre em contato com a polícia e registre os fatos.
Em ambos os casos, são muito difíceis as ações policiais, porque na maioria das vezes, quando a vítima percebe que caiu em um golpe, os indivíduos já estão longe. Outro fator prejudicial é a falta de registro por parte das vítimas, principalmente aquelas em que o golpe fica só na tentativa. Para que os indivíduos fiquem presos, é necessário que os mesmos sejam pegos em flagrante.
Abaixo, algumas reportagens sobre os casos relatados e que vêm aumentando na região:
OBS: Amigo leitor, ficarei afastado por uns dias. voltando com a publicação dos textos no início de agosto.