A disciplina é uma condição necessária para a aprendizagem da criança diante dos desafios da vida. O reconhecimento dos seus sentimentos, a responsabilidade, os valores, o senso de justiça, são condições necessárias para a orientação na vida de qualquer ser humano.
A disciplina surge através de experiências significativas no contexto familiar e educacional da criança. O exemplo dos adultos com quem a criança interage, família ou professores, é o fator mais importante.
As crianças aprendem através da imitação dos comportamentos e atitudes dos adultos. Ela observa e imita tudo aquilo que é transmitido.
A disciplina na educação não surge de lições e sermões abstratos, onde a criança não compreende e não vê o significado. As crianças aprendem o respeito pelo outro, as boas maneiras, a falar a verdade e agir honestamente, se isso for habitual na família.
Dizer às crianças teoricamente como devem agir não basta. É abstrato e cansativo para elas. O exemplo dos adultos é a forma mais concreta e eficiente de educação e disciplina.
As principais lições para essa aprendizagem são mais significativas e efetivas na primeira infância, principalmente nos três primeiros anos. Na adolescência, torna-se mais difícil.
Os primeiros anos da vida do ser humano são considerados os mais importantes, pois são construídos os alicerces de todas as capacidades. Por isso, os pais representam a primeira escola para a construção dos valores, regras e condutas. Não se esqueça disso!







