• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Equipe de Karatê CCL desponta entre as melhores da região

29/09/2015

Após medalha de Bronze no Sul-Americano, meta agora é classificar atleta para o Mundial de 2017, na França

Com atletas convocados para a Seleção Paulista e Seleção Brasileira da modalidade, o Karatê do Clube Comercial de Lorena vem despontando entre as melhores equipes do Vale do Paraíba. E com uma atleta medalha de Bronze no Sul-Americano. Para o professor Divino César Barnabé, este é o resultado de um trabalho sério e comprometido.

A atleta Maria Fernanda Leocádio Dias conquistou, neste mês de setembro, medalha de Bronze (Kata feminino, categoria 12 anos) no Sul-Americano de Karatê, disputado em Barueri-SP. Sua irmã, Nathalia, que também foi convocada para representar o Brasil no campeonato, perdeu nas eliminatórias. O Clube Comercial ainda tinha mais uma representante no Sul-Americano: a faixa preta Jaqueline Camargo, que integra desde o ano passado a Seleção Paulista.

Maria Fernanda, Nathalia e Jaqueline classificaram-se e competiram nas duas modalidades: Kata e Kumite. Maria Fernanda ficou com o Bronze. Nathalia e Jaqueline, apesar de não terem trazido medalhas para casa, carregam agora consigo a bagagem de participar de uma competição internacional, ao lado dos melhores atletas da América do Sul. 

“Foi lindo o campeonato”, conta o professor César. “Eu já tinha trabalhado no Mundial, em 1996, mas não lembrava de como era bom participar de uma competição desse nível”.  Para o Mundial de 1996, foram selecionados apenas 24 brasileiros para trabalhar; César Barnabé estava entre eles e foi um dos escolhidos a entregar a premiação da equipe campeã.

Professor César costuma dizer que o Karatê é um dos esportes mais justos que existem, porque dá a possibilidade a todos os competidores de vencer. Não basta ser o melhor. Na hora da luta, é preciso ser rápido. “O Karatê é a luta que mais dá tempo de reação, isso é comprovado cientificamente. Mas é preciso saber o que fazer, estar concentrado, saber aproveitar a sua chance”.  O professor acredita que está no rumo certo com seus alunos. “Mantendo esse nível técnico, a Maria Fernanda tem grandes chances de conquistar uma vaga no Mundial da França, que será realizado em Paris, em 2017. Essa é a nossa meta agora… e se possível, classificar mais atletas”, diz, confiante.

Karatê CCL em nível internacional

A recente participação no Sul-Americano representa uma nova fase para o Karatê no Clube Comercial. Significa que os atletas entraram agora em nível internacional. “Não posso afirmar com certeza de toda a história, mas sei que Lorena nunca alcançou medalhas em competição internacional da modalidade, ao menos num passado recente”, diz César. Portanto, é válido considerar que o Karatê do Clube Comercial de Lorena está no seu momento de maior destaque no cenário atual.

“Participar do Sul-Americano era um sonho. O primeiro passo era ir para o Brasileiro: fomos e conquistamos as vagas. Para a competição internacional, acreditamos que podíamos, corremos atrás e alcançamos o objetivo. Só de estarmos entre os melhores atletas do continente, já foi uma grande vitória”, finaliza professor Divino César.

Atualmente, o CCL possui mais de 80 alunos na modalidade Karatê. As aulas – para associados – acontecem às segundas, quartas e sextas: das 18h15 às 19h15 (acima de 5 anos), das 17h às 18h (adolescentes a partir de 12 anos) e das 19h30 às 22h (turma Família). Interessante essa última turma pela possibilidade que oferece de levar toda a família para o esporte, num mesmo horário. Representa mais praticidade e união. 

Já às terças e quintas, das 19h às 20h30, o treinamento é específico para a equipe que participa de competições.   

COLUNISTAS / olorenense

MAIS LIDAS