• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Clube Comercial classifica 4 equipes para 2ª fase do Campeonato Estadual de Futsal

23/10/2015

No ano de estreia na Federação Paulista, comissão técnica considera excelente a evolução e amadurecimento dos atletas nas competições de alto nível

Um primeiro ano repleto de conquistas. E ele ainda nem chegou ao final. Assim pode ser definido 2015 para o Futsal do Clube Comercial de Lorena, que estreou, neste ano, na Federação Paulista de Futebol de Salão. Este é o resultado de um trabalho sério, que vem sendo cada vez mais aperfeiçoado, profissionalizado.

No primeiro semestre, o desafio foi o Campeonato Metropolitano. E agora é o Campeonato Estadual – Categoria Menores – Série 2. Participam as equipes Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-17. Destas, somente a Sub-16 não conseguiu classificação para a segunda fase do Estadual.

As oitavas de final serão disputadas no dia 1º de novembro, a partir das 8h30, na sede da Federação Paulista de Futsal, na capital do Estado. Os meninos da Sub-10 jogam contra a Liga Leste Reabilitar; as equipes Sub-12 e Sub-14 disputam vaga nas quartas de final com os times da Associação Beiju; e os garotos da Sub-17 enfrentam Lausanne Paulista.

Grandes resultados como consequência do comprometimento

“Uma coisa é você competir campeonato amador. Outra bem diferente é disputar competições pela Federação. As equipes são mais maduras, os atletas mais disciplinados. Sem contar que temos a possibilidade de viajar, conhecer outras cidades, outras equipes e estruturas. É uma experiência e tanto para todos, atletas e comissão técnica”, explica o professor Gustavo Alexandro.

O nível das competições fez com que as equipes do Clube, naturalmente, começassem a se superar. “A qualidade dos treinos melhorou, a estrutura também”, considera o professor. Antes, todas as categorias ficavam sob a responsabilidade dos professores Miranda e Gustavo. Agora, foi feita uma divisão, o que possibilita trabalhos com mais qualidade em todas as cinco categorias participantes da Federação.

“Logo que estreamos na Federação, percebemos que a maior dificuldade para nossos garotos era a questão emocional, mas isso já era esperado pela comissão técnica. Eles sentiram a pressão de lidar com as torcidas adversárias, viajar para longe… Mas o amadurecimento está vindo mais rápido do que pensávamos. Percebemos hoje que os atletas estão mais comprometidos, têm mais responsabilidade, levam o esporte a sério. Esta já é uma primeira grande evolução, em um curto espaço de tempo”, considera o técnico Miranda, que registra o amadurecimento também da comissão técnica. “Evoluímos profissionalmente, no planejamento, na logística… A separação das equipes por treinadores ajudou muito. E o mais legal é que formamos uma grande equipe solidária. Todos se ajudam, não importa a categoria”.

Opinião corroborada pelo auxiliar técnico Toninho Barreto. “Foi difícil no começo porque estávamos acostumados a um outro nível de competição, muito inferior aos jogos oficiais. Mas o amadurecimento técnico e pessoal é notável e isso é muito gratificante. Mais do que vencer, é muito bom ver a felicidade dos meninos, a satisfação pela superação… uma oportunidade ímpar que o Clube Comercial está oferecendo aos seus associados”, registra.
Atletas que ainda são crianças

As categorias que mais enfrentaram desafios, seguramente, são as menores. “São atletas, mas são crianças ainda, não podemos nos esquecer disso”, registra a psicóloga do grupo, Ana Célia Campos Soares.

Miranda lembra que os meninos da Sub-10 ficavam assustados nos primeiros jogos da Federação, com os garotos maiores das equipes adversárias, ansiosos… “Os meninos da Sub-12 perderam o primeiro campeonato pelo emocional abalado, por estarem pela primeira vez numa competição oficial. Agora, foram os primeiros na classificação”.

Em menos de um ano, uma evolução imensa: “Fazemos um trabalho sem cobrança de resultados. Eles mesmos se cobravam muito e, por isso, acabavam cometendo erros que poderiam ser evitados. Procuramos fazer com que eles entendam que o objetivo é a nossa própria superação, progredir, melhorar. O resultado é consequência… e agora eles já enfrentam as equipes adversárias de igual para igual”, comemora Miranda. “Eles não sentem mais dificuldade por jogar fora de casa, já se acostumaram com as torcidas adversárias”, completa Gustavo.

Visibilidade maior e aumento na procura das Escolinhas de Futsal

Professor Gustavo registra que é grande a quantidade de jovens e seus familiares não associados que procuram o Clube Comercial. “Eles querem saber quando será a próxima peneira para sócios atletas, querem um lugar no time”. Procura que também é notada com o aumento de associados que estão frequentando as Escolinhas de Futsal CCL. “Com a evolução dos associados no Futsal, a seriedade com que estão enfrentando os treinamentos, é bem provável que tenhamos menos sócios atletas já a partir da próxima temporada”, considera Miranda.
Olhos atentos para atletas equilibrados

Todo o trabalho técnico é acompanhado de perto, pelo olhar atento da psicóloga Ana Célia. “O foco maior tem os meninos da Sub-10, que são os menores. O objetivo é a diminuição da ansiedade, o fortalecimento do grupo”.

Igualmente importante é o trabalho específico com os goleiros. “Eles se cobram muito quando levam os gols, mas não podem se esquecer que fazem parte de um grupo, que não estão sozinhos. Trabalhamos a valorização da posição deles na equipe. Afinal, o futebol é um esporte coletivo e os resultados dependem de um todo, não apenas de um único atleta ou uma única jogada”, lembra a psicóloga. E completa: “A presença e o acompanhamento dos familiares, principalmente dos pais, nas partidas, tem sido extremamente benéfica. As crianças se sentem mais seguras”.

O Departamento de Esportes, atletas, Comissão Técnica e todos os envolvidos no Campeonato esperam poder contar, mais uma vez, com a torcida dos associados e da comunidade lorenense. Afinal, o Clube Comercial é Lorena no Campeonato Estadual de Futsal!

acompanhamento psicologico

Comissão técnica:
Presidente Diretoria Executiva – Maria Inez Vieira
Vice-presidente e diretor de Esportes – Ivan Sérgio Vidal Euzébio
Gerente de Esportes – Dudu Cardoso
Representante – Dimas Siqueira
Técnico (categorias Sub-10 e Sub-12) – Professor Miranda
Técnico (categoria Sub-14) – Professor Gustavo Alexandro
Técnico (Categorias Sub-16 e Sub-17) – Professor Dárcio Antunes Rosa
Auxiliar Técnico (Categoria Sub-17) – Toninho Barreto
Preparador Físico – Professor Elcio Junior
Preparador de Goleiros – Professor Varley Costa
Assistentes de quadra – Derli Junior e Pedro Henrique Teixeira
Psicóloga – Ana Célia Campos Soares

Clube Comercial de Lorena
Praça Geraldo Prudente de Aquino, 1
Centro – Lorena – SP
CEP: 12600-201
Telefone: (12) 3153 1212
Assessoria de Comunicação: Graziela Staut – (12) 99628 1060 / 98811 8763 / 98121 8256
E-mail: gracclorena@gmail.com / comunicacao@cclorena.com.br
Site: www.cclorena.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/ClubeComercialdeLorena

COLUNISTAS / Redação

MAIS LIDAS