• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

Desrespeito aos pedestres e às regras de trânsito é gritante em Lorena

05/11/2015

Quer conferir? Observe o movimento de entrada e saída das escolas, na lombofaixa em frente à Fatea. Os estudantes ficam esperando um tempão pra atravessar, enquanto a maioria dos motoristas simplesmente vai passando, ignorando-os, mesmo quando eles estão tomando chuva. É lamentável e corriqueiro

Este já foi o tema de muitas matérias no saudoso Jornal Guaypacaré. Entra ano, sai ano… simplesmente não muda! E parece que só piora, uma vez que a quantidade de pessoas que possuem veículos só aumenta, com o passar dos anos.

O trânsito, em diversos pontos e horários, lembra o das capitais e grandes cidades. Mas com um agravante: grande parte de motoristas não respeita os pedestres e as regras de trânsito. Os exemplos são os mais variados e podem ser observados todos os dias.

Parar no meio da rua na entrada e saída das escolas

É incontável o número de pais ou responsáveis que se sentem no direito de parar no meio da rua, em frente à entrada das escolas, para levar ou buscar as crianças. Encostar o carro e respeitar quem vem logo atrás nem passa pela cabeça… O resultado é sentido todos os dias, com trânsito complicado nas proximidades de vários colégios da cidade.

Motoristas simplesmente ignoram os pedestres nas lombofaixas

Nos últimos anos, foram instaladas diversas lombofaixas em locais importantes da cidade, como no entorno da Santa Casa de Misericórdia e em frente à Fatea / Instituto Santa Teresa. Para quem ainda não sabe, a finalidade da lombofaixa é conter a velocidade dos veículos e proporcionar aos pedestres mais segurança na hora de atravessar a rua.

Segundo especialistas, na verdade, os condutores de veículos deveriam olhar as faixas de pedestres como uma placa de “Pare”, porque os pedestres têm sempre a prioridade. Isso é previsto em lei. De acordo com o Artigo 214, do Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima “deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado: I- que se encontre na faixa a ele destinada; II- que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; III- portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes”. O descumprimento destas regras deve ser punido com multa. A única exceção é quando há semáforo junto à faixa de pedestres; aí eles precisam aguardar a sua vez de atravessar.

Porém, grande parte dos motoristas da cidade ignora as regras, infringindo leis de trânsito. Muito pior que infringir leis é desrespeitar os pedestres.

Quer conferir? Observe o movimento de entrada e saída das escolas, na lombofaixa em frente à Fatea, em plena avenida Peixoto de Castro. Pode ser de manhã, na hora do almoço ou à noite. Os estudantes ficam esperando um tempão pra atravessar, enquanto a maioria dos motoristas simplesmente vai passando, ignorando-os, mesmo quando eles estão tomando chuva. É lamentável e corriqueiro.

Outra falta de educação verificada em Lorena: carros que estacionam exatamente em cima das lombofaixas, ignorando que um deficiente físico, um idoso ou cadeirante possa necessitar passar por ali.

Desrespeito ao semáforo

O cruzamento das avenidas São Pedro, Capitão Messias e São Tomás é extremamente perigoso. Todos os dias, é possível conferir o desrespeito às cores do semáforo. Pior ainda quando os veículos vêm no sentido Rodoviária – Prefeitura. A luz verde fica vermelha, mas há muitos motoristas apressados que insistem em atravessar. Mas enquanto eles avançam no sinal vermelho, a luz já ficou verde para quem vai no sentido Colégio Objetivo – Prefeitura; o risco de colisões é alto.

Mesmo desrespeito pode ser verificado no cruzamento da avenida Oswaldo Aranha com a rua Monte Castelo (do Colégio Gênesis, rua que é a continuação da avenida São Tomás). Sempre há algum motorista mais apressado, que insiste em avançar quando o sinal já ficou vermelho. Dia desses, foi registrado mais um acidente horrível entre um ônibus e uma motocicleta.

Problema antigo

Tal como já citado, o problema do trânsito de Lorena incomoda há anos. Ruas estreitas, esburacadas, desniveladas, aumento considerável no número de veículos circulando pela cidade, tudo isso contribui para que os congestionamentos se formem e o motorista fique irritado.

Porém, a falta de educação de muitos condutores de motos, carros, ônibus, vans, caminhões e até de bicicletas tem incomodado cada vez mais e contribui bastante para o agravamento deste quadro.

Desrespeito aos limites de velocidade, estacionar nas faixas amarelas, motoristas que não dão setas, motoqueiros que não respeitam nada nem ninguém, nem contramão… a lista é extensa, mas precisa parar de crescer.

A Secretaria de Trânsito de Lorena fez algumas mudanças, nos últimos tempos. Muitas boas mudanças, outras criticadas pela população. Mas é fato que não adianta reclamar se não houver o mínimo de respeito às regras.

Educação no trânsito zero, respeito zero. Até quando?

MAIS LIDAS