• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Cultura

Premiações Culturais do I.E.V. de 2015 acontecem neste sábado, dia 7

05/11/2015

Uma grande reunião de profissionais para premiar quem faz a diferença em nosso mundo. Neste dia, também acontece o lançamento do livro do prof. Sodero, “O Guardião do Vale”

photo1

O Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV de Lorena), entidade cultural sem fins lucrativos, com o intuito de valorizar em todo o Vale do Paraíba (paulista, fluminense e mineiro) as ideias, atitudes e atividades que desenvolvam a cultura e promovam a melhoria das condições de vida da população, além de auxiliar na sustentabilidade da região, concede os seguintes “Prêmios Culturais – ano 2015”:

– Prêmio Cultural Eugênia Sereno: destaca uma obra recentemente publicada, literária, poética ou artística, que tenha por tema ou representação aspectos, pessoas, instituições, a história e a cultura do Vale do Paraíba. Para aumentar a expectativa, o grande vencedor será anunciado durante o evento.

– Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano: destina-se a destacar esforços pessoais ou institucionais em favor da memória regional, quer pela guarda e preservação de bens culturais, quer pela defesa constante dos valores materiais ou imateriais da cultura Valeparaibana.
Premiado: Academia Barramansense de História, por sua atuação em prol da cultura e da história Valeparaibana.

– Prêmio Ambiental Prof. José Luiz Pasin: destina-se a colocar em destaque esforços desenvolvidos em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no Vale do Paraíba.
Premiado: Jorge Gomes Couto, pelo trabalho desenvolvido com o projeto “Doutores da Natureza” em Lorena.

– Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis: destina-se a destacar o desempenho profissional de pessoa nascida ou residente no Vale do Paraíba há mais de cinco anos.
Premiado: Francisco Sodero Toledo, pelo seu desempenho e dedicação às pesquisas e à cultura Valeparaibana

O Prêmio IEV de Mídia Cultural
1- destina-se a premiar produção cultural em forma de vídeo ou filme que trate de questões culturais e ambientais do Vale do Paraíba.
Premiado: Lílian de Paula Santos, pelos documentários sobre o Vale do Paraíba exibidos no programa “Vale Ecologia”, da TV Band Vale.

2- destina-se a distinguir uma pessoa ou instituição que tenha mantido sistematicamente um programa de difusão cultural legitimamente valeparaibana, utilizando-se da mídia eletrônica.
Premiado: “Almanaque Urupês”, site que vem oferecendo uma expressiva contribuição para a história e a memória valeparaibana.

– Troféu “Fotografia e Memória do Vale”
Premiado: Nikson Salem
Pelo trabalho e dedicação em fotografar as cidades do Vale do Paraíba.

– Medalha de Mérito do IEV
Ao comemorar os 40 anos de atividades, o Instituto de Estudos Valeparaibanos institui a Medalha de Mérito, que destina-se a destacar o desempenho e os serviços prestados pelos membros do IEV à Instituição. Bem como valorizar a participação nas atividades voltadas para investigar, estudar e despertar o interesse pela região; valorizar o passado e o presente do Vale do Paraíba por meio do conhecimento de sua história, de sua cultura e as perspectivas de desenvolvimento; e a postura permanente na defesa do nosso patrimônio cultural e ambiental.

Membros agraciado no ano de 2015 pelo desempenho e serviços prestados ao IEV:
Joaquim Maria Botelho
Teresa Pasin

Em 2015, a comemoração dos 40 anos do IEV também contará com uma atividade inusitada. O lançamento do livro “O Guardião do Vale”, dedicado a um dos premiados do dia, professor Francisco Sodero.

Foto: Unisal

Foto: Unisal

RELEASE_LivroSodero1 cópia

A cerimônia de entrega dos Prêmios Culturais será realizada no Salão do Júri do Centro Unisal de Lorena, neste sábado, 7 de novembro, às 17h.

O atual presidente do I.E.V. é o prof. Me. Diego Amaro de Almeida.

MAIS LIDAS