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COLUNISTAS / Falando sério

Compras pela internet e os cuidados que devemos tomar

17/11/2015

O Natal está se aproximando e, nessa época, as compras pela internet simplesmente disparam. No entanto, é preciso muito cuidado para que aquele presente que estamos comprando para um ente querido ou para um amigo não se transforme em uma grande dor de cabeça.

Sabemos que a comodidade da compra pela internet é enorme, ou seja, não precisamos encarar filas, a comparação de preços é rápida, compramos a qualquer horário, entre outras mais. Porém, precisamos nos prevenir e tomar alguns cuidados. Sendo assim, seguem algumas dicas úteis:

• Compare o preço antes de finalizar as compras: a variação de preços na internet é grande. Não saia comprando no primeiro que encontrar sem antes comparar preços. Existem alguns sites que ajudam nessa busca: Shopping UOL e Buscapé, inclusive com opiniões de compradores.

• Desconfie de preços muito abaixo da média: feita a pesquisa de preços, cuidado! Loja nenhuma existe para ter prejuízo. Você pode adquirir um produto falsificado ou de procedência ilegal, sem garantia ou suporte do fabricante e até ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto.

• Verifique sempre o prazo de entrega e, se a compra for para presente, compre com muita antecedência: se o prazo de entrega for muito longo, não informado ou confuso, cuidado! A loja pode não ter o produto disponível, o prazo pode aumentar muito no momento do fechamento da compra, podendo haver algum problema na loja ou até má fé. Agora, se você conhece os serviços da loja, considera-a confiável e o preço compensa, vá em frente.

• Pesquise a reputação da loja: sites são disponibilizados na internet para a pesquisa sobre a loja, com opiniões e avaliações de outros compradores.

• Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site e se informe sobre todas as características do produto antes de fechar a compra: como pela internet não há a possibilidade de ter contato físico com o produto, escolha aquela loja que ofereça maiores detalhes do produto para auxiliar na decisão da compra. Algumas lojas oferecem chats online, fotos e descrições detalhadas do produto e outras mais.

• Cuidado com ofertas de garantia estendida: algumas lojas podem oferecer a garantia estendida do produto gerando um aumento no valor da compra; no entanto, esse valor pode estar marcado por padrão apenas no fechamento da compra, o que configura “venda casada”, que é proibida no Brasil.

• Direito de arrependimento da compra: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 49, o consumidor tem o prazo de sete dias corridos para desistir da compra pela internet (ou outro meio similar fora do estabelecimento comercial), a contar da data do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. O consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor: se, por carta, pelo correio, envie com aviso de recebimento; se for por telefone, anote número de protocolo de atendimento e nome do funcionário que fizer o atendimento; e, se enviar e-mail, guarde a mensagem enviada. O parágrafo único deste artigo garante que os valores eventualmente pagos, a qualquer título, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

• Não guarde, em seu cadastro na loja, as informações de seu cartão de crédito para compras futuras.

• Evite fazer compras pela internet de computadores públicos.

• Verifique se a loja online informa CNPJ, telefone e endereço: segundo o Decreto Federal 7962/13, toda loja online tem que informar em local visível, número de CNPJ, número de telefone e endereço físico. Se não houver, não é recomendável prosseguir com a compra.

• Observe se a loja online oferece ambiente de compra seguro: procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.

"Cadeado" de segurança em sites de comércio eletrônico

“Cadeado” de segurança em sites de comércio eletrônico

 

• Cuide da segurança do seu computador ou dispositivo móvel: mantenha seu sistema operacional e programas atualizados; utilize um antivírus e tenha cuidado com links, sites e e-mails falsos, que direcionam para arquivos maliciosos.

• Compras internacionais requerem atenção redobrada.

• Cuidados com sites de compras coletivas.

• Não faça compras a partir de e-mails não solicitados.

Finalizando, o site do Procon de São Paulo disponibiliza em sua página uma lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas, foram notificados, porém não responderam ou não foram encontrados. Segue o link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.

FONTES:
http://www.infowester.com/dicascomprasonline.php
http://www.procon.sp.gov.br/

COLUNISTAS / João Barbosa

Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.

Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do  DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.

E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.

“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)


barbosajjs@globo.com

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