Já começaram as vendas de convites! Mais de 40 jovens atores de Lorena e de cidades vizinhas estarão numa maratona de duas semanas, trazendo para o palco do Teatro Teresa D´Ávila duas adaptações de divertidas peças de William Shakespeare: “A megera domada” e “Sonho de uma noite de verão”.
A peça “Sonho de uma noite de verão” será estrelada pela Companhia de Teatro Jovem do Instituto Santa Teresa. Dias 4, 5 e 6 de dezembro, sempre às 20h. No sábado, dia 5, também haverá matinê às 17h.
Depois, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, será a vez da Companhia de Teatro Jovem do Clube Comercial de Lorena, com a peça “A megera domada”. Mesmo esquema: todos os dias às 20h, com a sessão extra no sábado, às 17h.
Com Caio de Andrade à frente, só pode ser sucesso
O Projeto Shakespeare Folia faz parte do trabalho que o renomado teatrólogo Caio de Andrade vem, desde 2013, desenvolvendo com jovens atores de Lorena e da região (Guaratinguetá, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, entre outras cidades do Vale), com idades entre 12 e 17 anos, nas oficinas de teatro do Instituto Santa Teresa e do Clube Comercial de Lorena.
Os espetáculos são dirigidos e livremente adaptados por Caio, premiado nacional e internacionalmente. “Estamos aproveitando uma data importante, os 450 anos da morte de Shakespeare, para apresentar um pouco mais de sua fabulosa obra para as crianças e jovens. É uma oportunidade muito bacana e trabalhamos nessas peças durante o ano inteiro”, conta Caio de Andrade.
O teatrólogo disse que escolheu “Sonhos de uma noite de verão” e “A megera domada” por estarem ligadas à questão da juventude. “Tem muita coisa boa na obra de Shakespeare: são 37 peças, entre comédias, tragédias e dramas históricos, as três vertentes da obra shakesperiana”, explica Caio. “Mas optamos pelas duas que são cheias de magia, porque queríamos encantar os atores e também queremos encantar o público”.
No total, são quase 50 adolescentes envolvidos no projeto – 24 alunos da Companhia de Teatro do Instituto Santa Teresa e 22 da Companhia de Teatro do Clube Comercial de Lorena.
“Sonho de uma noite de verão”
A Companhia de Teatro Jovem do Instituto Santa Teresa está em seu terceiro trabalho com Caio de Andrade. Em 2013, inaugurou o horário Infantojuvenil do Teatro Teresa D´Ávila com “Uma aventura carioca”; no ano passado, participou da montagem de “Os cavaleiros de Damasco”.
Escrita pelo Bardo entre 1595 / 96, a ação se passa em Atenas, no dia do casamento do Duque Teseu com Hipólita. Por conta da festa, tanto os habitantes da cidade, quanto os do bosque encantado que a rodeia, preparam-se para o evento. Enquanto trabalhadores pobres e divertidos se unem para ensaiar uma peça que esperam apresentar no dia das bodas, as fadas e os elfos – capitaneados por Óberon e Titânia, – também chegam de lugares distantes trazendo encantamento e estripulias. Puck, o duende mais divertido da obra de Shakespeare, acaba por se envolver com duas duplas de jovens atenienses que fogem para o bosque, tentando se livrar de casamento forçado, imposto pelo pai de um deles.
“A megera domada”
A Companhia de Teatro Jovem do Clube Comercial de Lorena foi fundada em 2014, pelo diretor e dramaturgo Caio de Andrade, que comanda as oficinas e assina as montagens. A primeira peça da Companhia foi “A Farsa das Sete Mariquinhas” – escrita e dirigida por Caio -, quando o jovem elenco de vinte atores mergulhou no universo lúdico e divertido de Ariano Suassuna.
E agora, o desafio é levar ao palco do Teatro Teresa D’Ávila “A Megera Domada”, que conta a divertida saga de Petrucchio, um intrépido cavalheiro de Verona, na conquista de uma dama nada convencional, Katherina, a megera, filha mais velha de Batista, um nobre senhor de Pádua.
O texto, imortalizado em inúmeras montagens teatrais no mundo inteiro, no cinema e também em telenovelas (“O Cravo e a Rosa” foi inspirada na peça de Shakespeare), discute o eterno conflito de gerações – já que Katherina bate de frente com os planos paternos –, e traz à tona a sempre discutida rivalidade entre os interesses masculinos e femininos, que ficam ainda mais acirrados quando o conflito coloca em jogo a paixão de dois jovens com visões aparentemente antagônicas, mas que, no fundo, são complementares.
Nessa montagem, Caio de Andrade – que assina a direção e adaptação – convida o próprio Will Shakespeare para defender a sua peça diante de um time de mulheres que julga o texto machista e propõe uma mudança radical no final do espetáculo.
Convites à venda
Os convites estão à venda por preços populares: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Na bilheteria do Teatro (http://www.fatea.br/teatro/), de segunda à sexta, das 15h às 19h ou pelo Ingresso Rápido (https://www.ingressorapido.com.br/).
Associados CCL pagam meia na peça encenada pela Companhia de Teatro do Clube. Professores e funcionários do IST/Fatea também pagam meia.
Vamos prestigiar os talentos lorenenses!
Ficha Técnica
Direção e Adaptação – Caio de Andrade / Cenário – Polyana Zappa / Figurinos – Karine Andrade / Iluminação – Yago Santtos / Sonoplastia e Trilha Sonora– Tuti MR / Coreografias – Dieine Moraes / Designer Gráfico – André Martins / Assistência de Direção – Dayana Caproni / Acessórios – Tamirys Essencial /Adereços – Gilberto Vançan / Produção Executiva – Beatriz França / Direção de Produção – Teatro Teresa D’Ávila / Supervisão Geral – Caio de Andrade
Elenco
Alexandra Dias / Amanda Pasin / André Lima / Bruna Ilona / Camilla Zappa / Carol Ikeda /
Cláudio Ordini / Davi Galvão / Gabriel Luan / Giovanna Bongetta / Giovanna Villela /
Gustavo Monteiro / Helena Louise Ruiz / Igor Martinez / João Gabriel C. Bogado /
João Marcus Ferreira Leite / João Pedro Mota / Karen Rodrigues / Laura Castro / Livia Helena /
Luana Pereira / Lucas Costa / Lucas Vieira / Luiza Ilona / Luthe Libanor /
Maria Eduarda Brandão / Maria Luisa Cavalca A. / Mariana Chagas / Mariana Garcia
Marina Garcia / Maurício Rousseau / Natalie Eskelsen / Paula Fenille / Pedro Henrique
Pietra Katherina/ Rafael Diniz / Rafael Pacheco / Vinicius Félix / Vitória Fernanda /
Yane Taniguchi / Yasmin Menezes.









