• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gastronomia

Nestlé comemora 150 anos de existência

13/01/2016

No final de 2015, a marca que produz o Leite Moça foi eleita a empresa de alimentos que mais respeita o consumidor no Brasil

É 1867, na Suíça, e um bebê prematuro não consegue ser amamentado, o que é preocupante em uma época em que muitas crianças morrem de desnutrição devido à falta de alternativas efetivas para o leito materno. Henri Nestlé sabe do caso e alimenta a criança com seu novo alimento infantil, a Farinha Láctea. É o único produto que o bebê consegue digerir, e ele sobrevive.

Sem título-1 cópia

O sucesso de Nestlé se espalha rapidamente e sua determinação, compromisso e espírito pioneiro o levam a criar uma indústria muito bem sucedida. Sua inovação salvadora é o modelo para todos aqueles que se seguem ao longo dos 150 anos da Nestlé, o que mostra a habilidade da empresa em atender e antecipar a evolução das necessidades dos consumidores.

Pessoas do mundo todo consomem atualmente mais de um bilhão de porções de produtos Nestlé por dia. A empresa opera em mais de 197 países e emprega quase 340.000 pessoas. Está muito longe da pequena empresa que Henri Nestlé fundou em Vevey, na Suíça. Mas a Nestlé ainda abraça seus valores, seu famoso logo no formato de um ninho e sua sede na cidade.

Crescendo em uma era industrial

A história da Nestlé começa efetivamente em 1866, quando a Anglo-Swiss Condensed Milk Company lançou o primeiro leite condensado na Europa, outro produto destinado a salvar vidas em uma era pré-refrigeração, quando o leite fresco em trânsito estragava facilmente. Em 1905, A Anglo-Swiss se fundiu com empresa de Nestlé para formar a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, que evoluiu para se tornar a Nestlé a partir de 1977.

O sucesso inicial da empresa deveu-se ao seu investimento em produtos com base científica e fábricas modernas caracterizadas por uma produção eficiente. As estradas de ferro e navios a vapor davam à Nestlé & Anglo-Swiss acesso aos novos mercados urbanos de todo o mundo, além de a empresa fazer um uso habilidoso dos meios de propaganda modernos – jornais, revistas e outdoors – para informar as pessoas sobre os benefícios de seus produtos: nutrição, qualidade, segurança, preço acessível e sabor.

Sem título-2 cópia

É o mapa do sucesso que, exceto por algumas poucas atualizações necessárias, se aplica até hoje. Outro benefício que os produtos Nestlé sempre ofereceram é a conveniência, o que se tornou especialmente importante após a Segunda Guerra Mundial, quando mais mulheres ingressaram no mercado de trabalho e as pessoas exigiam alimentos fáceis de preparar.

Em 1938, era possível “começar o dia com um Nescafé”, o primeiro café instantâneo saboroso do mundo, simplesmente adicionando água quente. Em 1948, podiam degustar o achocolatado Nesquik, que dissolve facilmente em leite frio.

E, em 1957, podiam finalizar o dia com os Macarrões Maggi, verdadeiras “refeições prontas” em lata, que foram um estrondoso sucesso.

Facilitando o trabalho na cozinha

Alimentos enlatados não eram novos, mas refeições nutritivas em latas sim, e esse se tornou rapidamente um segmento de grande crescimento na Nestlé. Esses alimentos tinham vida longa de prateleira, eram fáceis de esquentar e comer e podiam ser saboreados até mesmo frios. As latas também eram simples de transportar, e, dessa forma, podiam ser consumidas em viagens de acampamento, por exemplo, juntamente com uma xícara de Nescafé. Esses produtos ajudaram a moldar o mundo moderno e modificaram completamente nossas vidas.

Sem título-3 cópia

A partir dos anos 60, também é possível desfrutar da conveniência dos alimentos congelados e sorvetes Nestlé, que a empresa lançou conforme refrigeradores e freezers domésticos se tornavam mais populares. Em 1986, a Nestlé foi ainda mais longe e criou seu próprio e revolucionário sistema Nespresso, que mudou a forma como são degustados cafés premium.

Nespresso é outra inovação da Nestlé, para ser consumido em qualquer lugar, todos os dias; uma emoção associada frequentemente com chocolate. A Nestlé entrou inicialmente nesse segmento fundamental em 1904, quando assumiu o negócio de exportação de Peter & Kohler, e, posteriormente, incluiu marcas como Cailler e KitKat.

Sem título-4 cópia

Nutrição direcionada: o futuro dos alimentos

Atualmente, os negócios da Nestlé abrangem bebidas, águas, produtos lácteos, confeitos, petcare e mesmo produtos para cuidados da pele. Em 2011, a empresa ampliou sua liderança em Nutrição, Saúde e Bem-Estar criando a Nestlé Health Science, para desenvolver produtos nutricionais destinados aos cuidados com a saúde, que visam, por exemplo, melhorar a saúde do cérebro, ou a saúde dos idosos.

Sem título-5 cópia

Para a empresa, essas inovações ajudarão a abordar os desafios globais da desnutrição, o crescente envelhecimento populacional e a obesidade. “Essa mesma paixão por nutrição sustenta nosso compromisso com a melhoria de nossos produtos mediante a redução de sal, açúcar e gorduras saturadas, além de sua fortificação com vitaminas, minerais, vegetais e grãos integrais”, afirma a empresa.

“Ao celebrar 150 anos, a Nestlé continua convencida de que para ter sucesso no longo prazo, precisa criar valor para seus acionistas, as comunidades em que opera, e a sociedade como um todo. É uma convicção que consagra os valores de Henri Nestlé, na medida em que a empresa volta seu olhar para os próximos 150 anos de ‘Nestlé Faz Bem’”.

Empresa de alimentos que mais respeita o consumidor no Brasil

A Nestlé foi destaque no prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2015. O estudo, conduzido pela Shopper Experience para a revista Consumidor Moderno, analisou a percepção do consumidor em 46 categorias e elegeu a companhia como líder entre as Empresas de Alimentos. Com avaliação média de 8,83, a empresa foi citada em 74% das abordagens.

A Nestlé investe em qualidade, publicidade e no relacionamento com os consumidores. O prêmio reforça o sucesso desta trajetória de 94 anos de atuação da companhia no Brasil.

A pesquisa ouviu 1.470 brasileiros em oito regiões do país. Aspectos como qualidade dos produtos, qualidade do atendimento e preço foram levados em conta para a avaliação.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 197 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores.

A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos.

A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 30 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

MAIS LIDAS