“Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” acontece de 1ª a 20 de fevereiro
O Senac Guaratinguetá recebe, de 1 a 20 de fevereiro, a exposição Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores. A mostra será aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h.
A exposição retrata a história de Anne Frank, adolescente alemã escondida com a família durante a Segunda Guerra Mundial, responsável por escrever nas páginas de um diário os fatos marcantes sobre sua vida, como o esconderijo “Anexo Secreto”, onde ficava com seus familiares, e também a respeito daqueles que os ajudaram a se esconder em Amsterdã. Seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX.
“O objetivo da exposição é trabalhar os conceitos da cultura de paz e fazer os visitantes refletirem sobre valores, tolerância, respeito mútuo, direitos humanos, democracia, diversidade e igualdade. Falar sobre a história da Anne Frank nos faz relembrar o quão perigoso a intolerância, o preconceito e a alienação podem ser para a humanidade”, revela a funcionária da biblioteca do Senac Guaratinguetá, Luana Silva Bertholino, uma das organizadoras da exposição na unidade.
A mostra conta com três painéis, apresentando histórias sobre a vida de Anne, e leva os visitantes ao exercício de reflexão sobre os acontecimentos do Holocausto (cerca de seis milhões de judeus foram mortos durante a Segunda Guerra). Vídeos e documentos históricos também auxiliam na compreensão dos acontecimentos. “Durante o período da mostra, a equipe da biblioteca e os docentes do Programa Aprendizagem realizarão a Oficina Anne Frank para os alunos da unidade. Os trabalhos desenvolvidos também serão expostos”, conta Luana Silva Bertholino.
A iniciativa integra as ações do Programa Senac de Cultura de Paz e é realizada em parceria com a embaixada dos Países Baixos em Brasília, Casa Anne Frank, Instituto Plataforma Brasil, e tem como objetivo a construção de uma memória coletiva sobre as violações de direitos humanos cometidas no passado. A exposição continuará percorrendo as unidades do Senac até julho.
Abertura
No dia 1º de fevereiro, no auditório do Senac Guaratinguetá, às 19h, acontecerá a palestra de abertura sobre a vida de Anne Frank e reflexão sobre “A Cultura de Paz”, ministradas por docentes da unidade.
Toda a programação é gratuita. O Senac Guaratinguetá fica na avenida Doutor João Baptista Rangel de Camargo, nº 50 – Centro. Telefone: (12) 2131 6300.









