• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gastronomia

Como preparar a lancheira das crianças

18/02/2016

Confira as dicas do Senac para montar opções saudáveis para a volta às aulas

Início do ano letivo, volta às aulas e junto vem aquela dúvida: como montar uma lancheira saudável para os filhos? O Senac Taubaté traz informações que podem ajudar os pais ou cuidadores a prepararem lancheiras saudáveis, com variedade de alimentos e muita criatividade, deixando os lanches atrativos aos pequenos.

Primeiro, é importante entender que para cada etapa da infância, há diferentes necessidades nutricionais, principalmente no que diz respeito ao requerimento energético. “Crianças menores de cinco anos tendem a ser mais ativas, portanto requerem mais energia. Já quando falamos das vitaminas e dos minerais, o requerimento em todas as fases é de extrema importância e são calculados de acordo com o sexo e a idade da criança ou adolescente”, explica Enisângela de Jesus Alves Sila, docente da área de Nutrição do Senac Taubaté.

A docente conta ainda que é importante lembrar que o lanche feito durante o período da escola contempla apenas uma pequena parcela da necessidade diária de nutrientes e, por isso, não deve substituir refeições como almoço ou jantar, por exemplo.

Enisângela acrescenta também que todos os grupos alimentares são necessários e têm papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos, principalmente no período de aprendizado escolar. Sabendo disso, vamos a algumas dicas da especialista:

Alimentos energéticos

Alimentos energéticos, como os pães, por exemplo, até mesmo em função da perecividade, são os mais indicados como fonte de energia. “Mas dê preferência aos integrais, pois oferecem o fator de proteção, como chamamos as fibras, e uma quantidade de vitaminas e minerais muito maior”.

Ricos em proteínas

Os alimentos ricos em proteína possuem a denominação de construtores, pois oferecem suporte ao organismo no que diz respeito ao crescimento e auxílio no desenvolvimento dos tecidos e órgãos. “Os laticínios, como queijos brancos, iogurtes e requeijão, e também o peito de peru, além de ricos em proteína, oferecem um aporte de cálcio, mineral muito necessário nesta fase da vida. Porém, vale a atenção na forma de acondicionamento em temperaturas adequadas. Lancheiras térmicas são as melhores opções”.

Vitaminas e minerais

As vitaminas e minerais podem ser consumidas por meio das frutas, tanto in natura quanto em sucos naturais, sem a adição de açúcar. Os sucos não devem ser preparados com muita antecedência para que seus nutrientes não sofram a ação do oxigênio a ponto de prejudicar sua qualidade nutricional.

Ao preparar as lancheiras…

Dê preferência a produtos frescos e de origem segura. A intoxicação alimentar ainda acomete muitas crianças, principalmente as menores de cinco anos. “O controle de qualidade em relação a alimentos que necessitam de refrigeração deve ser levado a sério. Intoxicação alimentar pode causar desde 24 horas de mal estar até um óbito. Por isso, muito cuidado”.

Praticidade e falta de tempo x erros fatais

Os erros mais cometidos acontecem em função da praticidade e falta de tempo dos pais ou cuidadores. Se na escola não há a possibilidade de refrigerar o lanche, caso haja a necessidade, evite produtos refrigerados. “E frituras, jamais! Não tem nenhuma relação com um lanche que deverá acontecer no intervalo das principais refeições”.

Para beber

Para beber, o mais indicado são os sucos de frutas naturais. Devem ser preparados minutos antes da criança sair e, de preferência, acondicionados sob refrigeração.

Como diversificar o cardápio?

É importante que os pais ou cuidadores estabeleçam um cardápio semanal e envolva a criança nesta escolha. “Sugiro até que fique afixado na porta da geladeira, o que também ajuda no planejamento da família em relação a compras e tempo necessário para o preparo de cada refeição. Desta maneira, não terão imprevistos e diminui a facilidade e tentação em colocar qualquer coisa na lancheira”.

3 dicas de cardápio criativo, que não pesam no bolso e as crianças podem amar

Crianças são seres lúdicos; tudo que envolve a imaginação, vale muito nesta hora. Mas não esqueça de ficar atento à necessidade ou não de refrigeração.

Primeiro dia: sanduíche integral com patê de ricota temperada, cenoura ralada e suco de laranja natural.

Segundo dia: espetinho de frutas (morango, uva e banana) e iogurte com granola.

Terceiro dia: chips de batata doce e suco de limão.

Quer saber mais?

Para quem está interessado em aprender um pouco mais sobre nutrição, cuidado com os alimentos, gastronomia, criatividade na cozinha, entre outras dicas bem legais, o Senac Taubaté disponibiliza em sua programação, inúmeros cursos nestas áreas. Confira alguns títulos com inscrições abertas:

Técnico em Nutrição e Dietética
Bolos e tortas
Cozinha vegetariana
Formação básica em gastronomia
Hambúrguer gourmet: origem e evolução
Higiene na manipulação de alimentos
Iniciação à culinária
Preparo de pães caseiros
Tortas e quiches

Entre muitos outros.

Para mais informações, entre em contato com o Senac Taubaté: o telefone é (12) 2125 6099 e o site www.sp.senac.br/taubate

MAIS LIDAS