• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Como montar um centro de estética?

26/02/2016

Dicas valiosas para quem quer ingressar em novo empreendimento

A crise não abalou o crescimento do setor de beleza e estética no país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as oportunidades de trabalho em salões de beleza e centros de estética cresceram mais de 108% nos últimos dez anos. “A profissão de esteticista ganhou reconhecimento nacional por lei promulgada em 2012. Desde então, todos os profissionais da área devem ser habilitados para atuar no setor, o que proporcionou grandes investimentos em beleza e estética no país”, comenta a professora da área de saúde e bem-estar do Senac Guaratinguetá, Priscila Santos da Silva.

A ascensão do mercado de estética no Brasil também está atrelada aos inúmeros serviços que o setor pode oferecer. De acordo com Priscila, “a área de estética não proporciona apenas beleza, mas também saúde e bem-estar de forma geral”. Com isso, a procura por esses serviços só tende a aumentar, criando cada vez mais oportunidades de emprego na área. “Com os avanços da medicina e o aumento da expectativa de vida, as pessoas querem envelhecer com saúde e também se tornarem cada vez mais belas”, garante a especialista.

Confira algumas dicas da professora para quem quer ingressar na área e abrir seu próprio centro de estética:

Centro de estética x clínica de estética

As clínicas de estética diferenciam-se dos centros de estética porque exigem profissionais técnicos responsáveis (usualmente médicos), além de registro em órgão específico, uma vez que neste tipo de negócio realizam-se cirurgias plásticas, entre outros procedimentos orientados por um profissional médico.

Já nos centros de estética são ofertados procedimentos de menor complexidade, que atendem o embelezamento, promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde da pele. “Saber diferenciar os dois tipos de empreendimento é essencial”, ressalta.

Serviços prestados

Os principais serviços ofertados pelo centro de estética são a limpeza de pele, tratamento de acne, peeling, hidratação e nutrição facial, rejuvenescimento e revitalização facial, discromia (tratamento para manchas de pele), bronzeamento artificial, tratamento contra flacidez muscular, tratamento de estrias, hidratação e nutrição corporal, clareamento de axilas e virilha, banho de lua e clareamento de pelos, depilação, drenagem linfática, podologia, endermologia (tratamento de celulite) e massagens anti-stress. “Sendo bastante válido e importante ressaltar que os tipos de serviços prestados irão variar de acordo com o foco do negócio, bem como do seu tamanho e dos profissionais dos quais disponibiliza o empreendimento”.

Investimento

“Normalmente, o valor médio de investimento financeiro para a abertura de um centro de estética será diretamente proporcional à perspectiva do plano de negócio almejado pelo investidor. O capital para a abertura sofrerá as influências diretas do empreendimento idealizado, seja de pequeno, médio ou grande porte. Isso envolve as escolhas sobre particularidades da localização do centro estético, tipos de equipamentos e variedade de fornecedores”, explica Priscila.

Salário médio de um esteticista

O salário médio para quem está ingressando na carreira pode ser de R$1.050. Já para quem tem experiência esse valor triplica, podendo chegar a R$3.500. “Com o aquecimento do mercado no cenário atual, os salários para o profissional da área de estética e bem-estar tendem a melhorar. A dica é investir em qualificação”, diz.

Legislação

Por se tratar de uma prestação de serviço, torna-se necessário, para abrir um centro de estética, alguns documentos legislativos, como: registro na Junta Comercial; registro na Secretaria da Fazenda; inscrição na Prefeitura e alvará da Vigilância Sanitária. “Ter conhecimento do Código Sanitário e Código de Defesa do Consumidor também é uma dica para quem quer empreender na área e ter qualidade nos serviços prestados”, finaliza Priscila.

Quero ser esteticista

Para quem quer se formar na área, o Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para o curso Técnico em Estética, com início neste mês. As aulas acontecerão de segunda à sexta-feira, das 14 às 17 horas.

Para quem já atua na área e quer capacitar-se para prestar um novo serviço, a unidade também oferta cursos de curta duração. Confira:
– Bambuterapia
– Massagem Indiana – Ayurveda
– Massagem Relaxante e Energética
– Massagem com Óleos
– Quick Massage
– Podologia Geriátrica
– Reflexologia Podal
– Auriculoterapia Francesa
– Reiki – nível 1 e 2
– Reiki – nível 3

O Senac Guaratinguetá fica na avenida Doutor João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro. Informações e inscrições: (12) 2131 6300. Site: www.sp.senac.br/guaratingueta.

MAIS LIDAS