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Foto: Eloá Oliveira
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Tráfego de veículos pesados compromete estrutura de ruas na Nova Lorena e Cabelinha

26/02/2016

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Grande cratera no início da estrada da Ponte Nova. Registro feito no sábado, pelo leitor Jean de Souza

A situação não é simples. Com a interdição da BR-459 (Rodovia Lorena – Itajubá), no dia 16 de janeiro, após as fortes chuvas que atingiram a cidade e comprometeram a estrutura da ponte ao lado da EEL-USP, além de outros trechos, a estrada que leva ao bairro Ponte Nova tornou-se a principal rota alternativa para quem segue para Piquete e sul de Minas.

Seria tolerável, apesar do aumento exacerbado do trânsito naquela região, do barulho dia e noite principalmente para os moradores dos bairros Cabelinha e Nova Lorena, dos fios de internet, telefone, galhos de árvores e afins arrastados por caminhões maiores… Mas isso não é nada perto do perigo que representa o tráfego intenso naquela região, cujas ruas já afundaram diversas vezes; várias delas, inclusive, tendo passado por grandes obras num passado não muito distante.

A maior evidência de que a região não comporta o tráfego intenso de veículos pesados é o enorme buraco que se abriu exatamente ao lado do início da estrada que liga os bairros Cabelinha, Nova Lorena e Ponte Nova. Segundo a Prefeitura, houve o rompimento de água e da rede coletora de esgoto da Sabesp e a obra teve início logo após o ocorrido. A administração municipal afirmou ainda que, já que a obra é da Sabesp, somente a empresa poderia informar sobre os trabalhos realizados no local e a previsão de conclusão.

A Sabesp, por sua vez, informou, no final da tarde desta sexta-feira, dia 26, que equipes da Companhia trabalham no reparo de tubulação de esgoto, localizada na Estrada Municipal Lorena-Piquete, no bairro Cabelinha, desde a quinta-feira, 18 de fevereiro. Consta da nota oficial: “Houve o rompimento da tubulação devido ao lançamento irregular de água de chuva na rede. Várias equipes trabalharam neste serviço, que foi de grande complexidade em virtude da profundidade do coletor (cerca de 6 metros) e do trânsito intenso no local, devido à interdição da Rodovia Lorena/Itajubá, com desvio do tráfego para a parte urbana do município. O reparo da tubulação já foi concluído. A previsão é que as equipes terminem ainda hoje a fase de aterramento no local, se não houver chuva. O prazo para a repavimentação é de 10 dias após a conclusão do aterro. Este prazo é necessário para a garantia da qualidade do serviço. O trânsito tem previsão de liberação a partir de segunda-feira (29)”.

Moradores sofrem com as consequências

Reparo na tubulação já finalizado, segundo a Sabesp. Porém, com o tráfego intenso de caminhões e ônibus pelas ruas da Nova Lorena e Cabelinha, a tendência é que novos problemas apareçam.

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 Novos problemas já começam a aparecer. Fotos: Eloá Oliveira

“Moro na Nova Lorena. Aqui está um caos. As ruas já não eram tão boas, agora piorou. Estão afundando cada vez mais. Se você entra na rua onde está o buraco, vindo para a Nova Lorena, na rua Adhemar de Barros, já quase não tem mais como passar, de tão ruim a situação”, conta Renata Eberton, moradora da rua Antônio de Azevedo Castilho, esquina com a rua Monsenhor Dagoberto. Ainda segundo Renata, no fundo da Nova Lorena, durante esta semana toda, os bueiros verteram água do esgoto e o mau cheio está horrível; à noite fica pior (foto abaixo, enviada por Renata).

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(Essas ruas do fundo da Nova Lorena ficam exatamente atrás de onde abriu o grande buraco, na entrada da estrada da Ponte Nova.)

Situação confirmada por Eloá Oliveira, que também mora na Nova Lorena. “Está um caos aqui! As ruas não estão suportando o fluxo de veículos e estão cheias de buracos. Está difícil, pois não há por onde passar sem que se afunde em algum buraco. Mas agora piorou”. Ainda segundo Eloá, já existe há um bom tempo sinalização que proíbe o tráfego de caminhões naquela região. “Mas isso nunca foi respeitado, mesmo com as traves de ferro. Eles continuam a passar e estão arrebentando não só as ruas, mas também fios e galhos de árvores”.

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Na Nova Lorena, placas indicando a proibição de tráfego de veículos pesados, que são ignoradas pelos motoristas. Veja os flagrantes a seguir (o primeiro registrado nesta semana, por Eloá; e os dois últimos nesta sexta-feira, registros de Renata):

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O que diz a Prefeitura

Em contato com a Prefeitura nesta quinta-feira, dia 25, a assessoria de Comunicação afirmou que os caminhões pesados estavam proibidos de entrar na cidade, para este trajeto da Cabelinha. E que a orientação que estava sendo dada é para que entrem em Canas e que de lá sigam para Piquete, por Cruzeiro.

A Secom afirmou ainda que a Secretaria de Trânsito estava realizando orientação no local, com agentes se revezando inclusive durante a madrugada (pois nesse horário, o desrespeito ao “bloqueio” seria maior), e colocando placas de proibição de tráfego de veículos pesados na Cabelinha.

No entanto, não foi o que este Portal de Notícias constatou. No final da tarde de ontem (quinta), não foram encontradas placas indicando a proibição do tráfego de caminhões na Cabelinha. E os agentes que lá se encontravam estavam próximos à obra da Sabesp e não na entrada dos bairros (portanto, os caminhões continuavam a circular pelas ruas de Nova Lorena e Cabelinha).

Nesta sexta-feira, voltamos a entrar em contato com a Secom, para esclarecer a respeito da falta de sinalização na Cabelinha e também o porquê dos agentes de trânsito estarem próximos à obra e não nas entradas dos dois bairros, orientando os caminhoneiros a mudarem sua rota.

A resposta foi a seguinte: “A Prefeitura está fazendo todo o possível para amenizar o problema para os moradores da Cabelinha. A Secretaria de Trânsito está colocando agentes plantonistas no local da obra durante o dia e no período da noite, entre 23h e 4h”.

Previsão de liberação da BR-459 é para maio

Na sexta-feira passada, 19 de fevereiro, o prefeito Fábio Marcondes, acompanhado de vereadores, recebeu a visita do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues. À tarde, uma comitiva visitou a BR-459, que liga Lorena à Itajuba. O objetivo foi analisar o trecho entre os quilômetros 26, 8 e 31, interditado em janeiro deste ano.

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Prefeito com o ministro dos Transportes e comitiva

Segundo a Prefeitura, as obras de recuperação de dois trechos já começaram na semana passada, a partir de um contrato emergencial realizado pelo DNIT, orçadas em quase R$3 milhões. O ministro afirmou que uma rodovia importante do país, como a BR-459, que liga os estado de Minas e São Paulo, não pode ficar bloqueada. E que, por isso, está trabalhando arduamente para resolver o problema.

O prefeito Fábio Marcondes explicou ao ministro que, por conta da interdição, a cidade enfrenta problemas, já que o tráfego é desviado para dentro de Lorena, causando diversos transtornos, como os citados nesta matéria, especialmente na Nova Lorena e Cabelinha. O ministro chegou a pedir ao superintendente do DNIT em São Paulo, Roberto Menezes Ravagnani, para que fosse acelerado o processo para liberação da rodovia, mesmo que apenas para veículos de passeio. Na oportunidade, o superintendente falou dos problemas estruturais existentes e da dificuldade de solução.

“É uma situação emergencial e esse procedimento é feito em cima de um estudo preliminar. Hoje, o DNIT pode afirmar que a rodovia estará 100% restabelecida até o final de maio; porém, durante a intervenção da empresa é possível que seja encontrada uma solução que antecipe a liberação de meia pista”, disse o superintendente.

“A visita foi muito significativa. O ministro conseguiu mensurar o tamanho do problema e, mais do que isso, deu um prazo de conclusão para as obras. É mais uma demonstração de que queremos resolver o problema o mais rápido possível. A interdição tem trazido transtornos aos motoristas e moradores de Lorena, Piquete e Itajubá”, considerou o prefeito, que também falou sobre a necessidade da implantação de uma balança para limitar o excesso de peso na rodovia. Em resposta, o superintendente do DNT afirmou que já há um projeto para a implantação da limitação de peso; porém, isso só deve ocorrer somente após a liberação total da BR-459.

Enquanto isso…

A notícia da recuperação da BR-459 é mais que bem vinda. No entanto, se a BR vai ser liberada somente em maio, fica agora a dúvida sobre o que será feito para que as ruas dos bairros Nova Lorena e Cabelinha não afundem nos próximos meses.

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