Entenda a diferença entre esses dois tipos de alimentação que se tornaram “febre” nos últimos tempos
Na nutrição, a cada ano surge uma “moda” diferente na tentativa de diminuir ou colaborar com os esforços diários para atingir aqueles resultados tão esperados. “Mas milagre não existe! O sucesso só surgirá conciliando uma alimentação adequada e atividade física”, garante a especialista e docente da área de nutrição do Senac Taubaté, Roberta Calcanhoto.
E para cada tipo de objetivo a ser atingido, é importante levar em consideração uma dieta focada e prescrita apenas por profissionais capacitados. Abaixo, a nutricionista Roberta explica estes dois tipos de alimentação que se tornaram “febre” nos últimos anos. Confira:
Alimentação funcional
“A alimentação funcional é aquela baseada em consumo de alimentos que, além das suas funções básicas nutricionais, se consumidos regularmente, podem contribuir significativamente à saúde, pois produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos que colaboram, inclusive, para a diminuição de algumas doenças”, afirma Roberta.
Alguns alimentos classificados como funcionais são a soja e seus derivados; os cereais integrais, como aveia, farelo de trigo, entre outros; tomate; uva; couve-flor; brócolis; linhaças; hortaliças com talo; entre muitos outros.
Para quem deseja alimentar-se bem, a dica da nutricionista é, além de incluir estes tipos de produtos acima:
• Comer a cada três horas;
• Não excluir alimentos desde que haja real necessidade;
• Comer pelo menos três frutas por dia;
• Ingerir de três a cinco porções de verduras e legumes por dia;
• Beber água;
• Dar preferência aos alimentos integrais;
• Evitar alimentos ricos em gorduras ruins;
• Evitar açúcar.
“Para usarmos a alimentação a nosso favor, o principal é respeitar-se! Ou seja, coma o que goste, mas nunca exagere na quantidade. A exclusão desses alimentos que gostamos, provavelmente nos fará consumir em maior quantidade posteriormente, levando-nos a recuperar os quilos perdidos. É isso que acontece nas ‘dietas’ da moda”, conta Roberta.
Alimentação fitness
Já a alimentação fitness vai buscar uma melhora na performance do atleta, seja ele profissional ou amador, durante a sua prática de exercícios físicos ou esporte.
Independentemente dos resultados, é importante explicar que os valores nutricionais de ingesta diária são individuais, portanto, é fundamental buscar um nutricionista que adeque a alimentação ao objetivo final.
Para brasileiros adultos, estima-se uma necessidade energética de 2.000 calorias por dia, distribuídas em 50% a 60% de carboidratos; 25% a 30% de gorduras (optando pelas gorduras boas); 10% a 15% de proteínas e 25g a 30g de fibras.
Mais algumas curiosidades…
De acordo com Roberta, é perfeitamente possível conquistar a saúde ou o corpo dos sonhos apenas com alimentação e atividade física, sem o uso de suplementação ou substâncias anabolizantes. “Mas é importante frisar que para conquistar nossos objetivos, demanda tempo, boa vontade e disciplina”, completa a docente.
Além disso, a profissional explica também que a alimentação é tão ou até mais importante que a prática de atividades físicas. “Não adianta malhar todos os dias e não se alimentar adequadamente e vice-versa. Acredito que dando um peso de 50% para a alimentação e 50% para as atividades físicas, já é o suficiente para te colocar no caminho certo”, diz.
Outro ponto que merece atenção é a hidratação. “É tão importante, que sobrevivemos mais tempo sem comida do que sem água”, afirma. Atualmente, os estudos já apontam que, assim como os nutrientes têm sua recomendação individual, a água também.
O Senac Taubaté oferta em sua programação, inúmeros cursos voltados a área de nutrição, entre eles o curso Técnico em Nutrição e Dietética. Sua principal finalidade é formar profissionais aptos a participarem de ações voltadas à alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital. As inscrições já estão abertas: (12) 2125 6099; Portal www.sp.senac.br/taubate.
Para você, que gosta de se alimentar de maneira saudável, Lorena conta com o Empório Macadâmia, onde você encontra grande variedade de produtos naturais, orgânicos e funcionais. Tudo fresquinho e com preços justos, que cabem no seu bolso: avenida Godoy Neto, 342. Telefone: 3157 2814. Fanpage: https://www.facebook.com/emporiomacadamia/
No verão, as chuvas e temperaturas elevadas favorecem a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, é preciso que a população redobre os cuidados e faça a sua parte, para […]
O que os três professores dessa foto têm em comum? Eles compartilham um sonho e um objetivo: transformar a realidade dos jovens, oferecendo uma preparação de qualidade para o ingresso […]
Ela é lorenense, acredita que todos nós necessitamos de cores em nossas vidas para enfrentar com alegria o dia a dia e seus quadros são sucesso no mundo todo. Talita […]
O edital do novo concurso Aeronáutica foi publicado para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) para o ano de 2026. A oferta é […]
O Natal Iluminado 2024 está chegando e Lorena está nos preparativos finais para celebrar essa grande festa! A programação acontece entre os dias 7 e 21 de dezembro, na Praça […]
A Escola Estadual Miquelina Cartolano realizou no sábado, 23 de novembro, o 1º Encontro Laços de Amizade. Professores aposentados que passaram pela escola, em algum momento de sua carreira, foram […]
O projeto para duplicar o trecho urbano da rodovia Rio-Santos, entre Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, foi apresentado pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na […]