Conheça um pouco mais sobre esta paixão nacional e como utilizá-lo em receitas saborosas
Conta a história que o café chegou ao Brasil trazido por Francisco de Melo Palheta, oficial do governo e militar graduado designado a solucionar os problemas de limitação entre a fronteira do país com a Guiana Francesa.
Durante este período, Francisco teve um caso amoroso com madame D´Orvilliers, esposa do então governador de Caiena, que lhe entregou algumas sementes de coffea arábica, em 1727. Mas, segundo o docente de Gastronomia do Senac Taubaté, Leandro Nagata, há menções ao café no Brasil em escritos nacionais desde 1663.
O oficial Palheta iniciou então o plantio do café em terras brasileiras, encontrando condições climáticas ideais para o desenvolvimento das sementes. “A partir desse momento, o interesse pelo café só aumentou, já que o mercado mundial estava aberto a receber a demanda produzida no Brasil. E com a concorrência holandesa no açúcar, muitos produtores trocaram a cana de açúcar pelo café”, completa Leandro.
O Vale do Paraíba foi um capítulo importante na história do café. As fazendas instaladas na região se tornaram grandes produtores e fortes representantes do café. Em 1854, a região respondia por 90% da produção do Estado de São Paulo.
O café de qualidade, até pouco tempo atrás, era destinado à exportação, restando aos brasileiros o café refugado. Apenas nos útlimos 20 anos é que os apaixonados pelo grão puderam ter contato com o verdadeiro café, preparado da forma correta, na torra ideal, na medida exata. “Nós gostamos de café porque se trata de uma bebida que aquece, acalenta e anima. Tomado pela manhã, ou após das refeições, é sempre muito bom”, conta o professor, que também é um apaixonado por café.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o café puro ainda é o mais consumido em relação às outras opções, como café espresso ou descafeinado, com um consumo de 61% dentro de casa, e que em geral é preparado duas vezes ao dia: no café da manhã e após o almoço.
Curiosidades sobre o café
Tipos de Grãos
É possível encontrar vários tipos de grãos de café, como coffea arábica e suas variações (bourbon, kona, catuaí e acaiá) e o tipo robusta (coffea canephora).
Tipos de bebida
Os tipos de preparo com a bebida também são inúmeros no Brasil e no mundo, sendo alguns deles o café espresso, o americano, o carioca, o macchiato, duplo, irlandês, com leite, capucchino, caribenho, havaiano, árabe, entre muitos outros.
Faz bem ou mal à saúde?
“Já ouviu falar que tudo na vida em excesso faz mal? Com o café não é diferente. Recomenda-se o consumo de três a quatro xícaras de café puro diariamente”, avisa Leandro.
O café consumido de forma desregrada pode levar a alguns efeitos indesejáveis à saúde, como manchas nos dentes, irritação do estômago levando à gastrite, palpitação e insônia, já que a cafeína é estimulante do sistema nervoso central.
O consumo em excesso também faz mal a pessoas com sensibilidade a cafeína, distúrbios cardíacos, gravidez (não se trata de uma contraindicação absoluta, mas é preferível evitar o café), osteoporose, e outros distúrbios do sono.
Nutrientes
O café possui vários nutrientes além da cafeína, que é o mais conhecido por seus benefícios na melhora de atenção e disposição do indivíduo. Também estão presentes no café os ácidos clorogênicos, que possuem a função antioxidante da bebida, além das ações antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva, e a niacina, uma vitamina presente no complexo B que é formada durante a degradação natural de um composto presente no grão.
Benefícios do café
Os benefícios são vários, porém alguns ainda não são totalmente comprovados. De acordo com a ABIC, os benefícios vão desde melhora cognitiva e psicomotora, ação antioxidante, ação termogênica (melhorando o desempenho na perda de peso), melhora na atividade metabólica do organismo e até a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer).
Como consumir
O café, assim como várias outras bebidas, pode ser consumido de diversas formas. Os puros ou com leite são os mais comuns, porém existem outras maneiras muito saborosas, como:
– Café passado com garapa
– Café gelado com leite aromatizado de amêndoas
– Café com cardamomo ou canela
– Cappuccino ou um mocha
– Café perfecto (café com grappa – os italianos adoram)
– Café com whisky (bem ao paladar irlandês)
O melhor horário para se consumir é entre as primeiras horas após se levantar até o período vespertino, pois se trata de uma bebida estimulante e, dependendo da pessoa, o seu consumo noturno pode alterar seu sono.
O café deve ser armazenado sempre livre de oxigênio, de preferência dentro da geladeira, isso vai ajudar a manter suas características sensoriais e qualidades benéficas ao consumidor, evitando sua oxidação, independente do café usado ser em pó, grão ou granulado.
Café e outras bebidas: essa mistura pega?
O café é uma bebida de sabor forte e com muito corpo, o que em geral dificulta um pouco sua mistura com outras bebidas. Mas existem pessoas que não gostam do sabor do café puro, e misturando com outra bebida, elas conseguem consumir.
“Existem inúmeras bebidas preparadas com café, quentes e frias, com e sem álcool, refrescantes e nutritivas, estimulantes e digestivas. Separei duas receitas que podem ser preparadas em casa a qualquer momento”, finaliza Leandro.
Café de Inverno
Chocolate meio amargo 50g
Açúcar 20g
Creme de leite 50ml
Café quente 50ml
Chantilly
Modo de preparo
Derreta o chocolate, o açúcar e o creme em fogo brando. Não deixe levantar fervura para não talhar o creme de leite. Junte o café e continue mexendo. Coloque em um copo grop e complete com chantilly. Decore com um pedaço de caneca em pau e raspas de laranja e sirva com canudo.
Café Kirsch
Ingredientes
Café gelado 60ml
Licor de cereja 30ml
Clara de ovos 1 colher de sopa
Açúcar 2 colheres de sobremesa
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, coloque gelo e os outros ingredientes. Agite bem e coe para uma taça coquetel previamente resfriada.
A tradicional Festa de São Benedito, que acontece anualmente no bairro Pinhal Novo, na zona rural de Lorena, está chegando. Entre os dias 25 e 28 de abril, diversas atrações […]
Vem aí a festa de 9 anos de Elder Castro!!! Vamos comemorar com um evento especial cheio de coisa boa. Falou em sabor brasileiro, falou em feijoada!!! E terá aquela […]
Se você possui dívidas referentes ao IPTU, ISSQN ou outros débitos municipais, vencidos até 31 de dezembro de 2022, inscritos em dívida ativa ou não, você pode renegociar e obter […]
Trabalhar a seletividade, as dificuldades alimentares e a reeducação alimentar infantil de maneira divertida, especializada e individualizada. Esse é o objetivo da Escolinha Comer Colorido, inaugurada no último sábado, 5 […]
Aproveite a oportunidade porque este será o último Café Colonial do ano do Sítio Serra Dourada, já será em clima de Natal… Faça sua reserva porque as vagas são limitadas: […]
Orgânicos e delícias mineiras do Sítio Serra Dourada: confira a lista semanal e faça sua encomenda até as 15h desta sexta. Retirada sábado, em Lorena, Guará, Cachoeira e Cruzeiro. FRUTAS: […]
Café Colonial no Sítio Serra Dourada: últimas vagas para este sábado, 22 de outubro! Quem participa do Café Colonial no Sítio aproveita pra fazer um passeio à tarde, conhecer a […]
Faça frio ou calor, a dica para aquele momento especial é o @reidomate_lorena. O cardápio é super variado e incluir cafés, chás e outras bebidas quentes e frias, shakes, pães, […]
2 avisos importantes: 1- Dia 21 de julho, tem Café Colonial no @sitioserradourada, dentro da programação 1º Festival de Inverno de Delfim Moreira. 2- Confira a lista de orgânicos e […]
A última edição foi um sucesso. No sábado, 2 de julho, aconteceu mais uma Café Colonial no Sítio Serra Dourada, bem pertinho de Lorena. O Sítio Serra Dourada fica em […]