• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Em 5 dias, 14 novos casos suspeitos de Gripe A são notificados em Lorena

29/04/2016

Já são 49 notificações; campanha de vacinação começa neste sábado, para idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas

Na segunda-feira, 25 de abril, a Vigilância Epidemiológica Municipal contabilizava 35 notificações de casos suspeitos da gripe H1N1 em Lorena. Hoje, sexta-feira, dia 29, já são 49 casos notificados, o que significa 14 novos casos suspeitos em apenas 5 dias. Até o dia 15 de abril, eram 25 notificações. Portanto, nas últimas duas semanas, praticamente dobrou o número de registros.

Das 49 notificações, 16 casos estão descartados e os outros 33 aguardando resultado laboratorial (15 homens e 18 mulheres). Destes 49 registros, 35 são de pessoas de grupos de risco: 18 adultos, 5 crianças, 8 idosos, 2 doentes crônicos e 2 profissionais da saúde.

Campanha de vacinação em Lorena

No início da semana, a Prefeitura informou que a Secretaria Estadual de Saúde havia feito alteração no calendário de vacinação contra a gripe na região. Dentro dessa programação, os idosos só seriam vacinados a partir de 9 de maio.

No entanto, no decorrer desta semana, houve nova mudança e agora a campanha terá somente duas etapas (e não três, como anunciado anteriormente).

A data inicial da campanha, o Dia D de vacinação, é sábado, 30 de abril: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde, gestantes, puérperas e também os idosos podem se vacinar.

Já os portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatia, nefropatia, neuropatia, imunodeprimidos) e os outros grupos de profissionais da saúde só poderão se vacinar a partir do dia 9 de maio.

Dia D de Vacinação

Neste sábado, 30 de abril, todas as Unidades de Saúde de Lorena estarão abertas das 8h às 17h para vacinação. Além das 14 ESF’S e UBS’S, haverá um posto volante na Praça Arnolfo Azevedo, com atendimento das 8h às 17h.

Até o dia 20 de maio, a população considerada de risco poderá proteger-se contra três tipos de vírus em circulação, incluindo o H1N1. Vale lembrar que a vacina começa a ter efeitos protetores duas semanas depois da aplicação. Segundo especialistas, o principal objetivo da vacinação é evitar número de casos graves, complicações e óbitos.

Capacitação de profissionais da Educação

Também nesta semana, a Prefeitura informou que deu início à capacitação de profissionais da Rede Municipal de Educação para prevenção da gripe H1N1. O treinamento está sendo ministrado pela equipe de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde.

O treinamento terá duas etapas. Na primeira fase, é voltado para equipes de orientadores pedagógicos da Rede Municipal. O próximo passo será a multiplicação do conhecimento adquirido aos professores.

O objetivo é orientar gestores e professores sobre as medidas de prevenção do vírus Influenza, suas causas e sintomas. Os professores trabalharão o tema em sala de aula, a fim de difundir a informação junto às famílias.

Leia mais:

– Gripe A em Lorena: são 35 casos suspeitos, mas nenhum confirmado até o momento:
http://olorenense.com.br/2016/04/25/gripe-a-em-lorena-sao-35-casos-suspeitos-mas-nenhum-confirmado-ate-o-momento/

– H1N1: Secretaria Municipal da Saúde contabiliza 25 casos suspeitos: http://olorenense.com.br/2016/04/18/h1n1-secretaria-municipal-da-saude-contabiliza-25-casos-suspeitos/

– H1N1 em Lorena: em uma semana, notificações triplicam; já são 22 casos suspeitos: http://olorenense.com.br/2016/04/07/h1n1-em-lorena-em-uma-semana-notificacoes-triplicam-ja-sao-22-casos-suspeitos/

– Na UTI, homem de 61 anos pode ser a primeira vítima da gripe H1N1 em Lorena: http://olorenense.com.br/2016/04/01/na-uti-homem-de-61-anos-pode-ser-a-primeira-vitima-da-gripe-h1n1-em-lorena-2/

MAIS LIDAS