Foi promulgada em 15 de abril a lei 13.271/2016, que proíbe a “revista íntima” de funcionárias em local de trabalho e em ambientes prisionais. No entanto, essa lei vem sendo criticada por especialistas, uma vez que o texto sancionado deixou os homens de fora da inspeção e não esclarece como será realizada nas mulheres.
Podemos notar que o assunto é complexo e pode gerar uma tensão entre empregados e empregadores, principalmente porque, segundo especialistas, não há, na lei, orientação ou procedimentos a serem adotados pela empresa, bem como o conceito de revista íntima.
Para entendermos melhor, façamos a leitura da lei:
LEI Nº 13.271, DE 15 DE ABRIL DE 2016.
Dispõe sobre a proibição de revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho e trata da revista íntima em ambientes prisionais.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o As empresas privadas, os órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, ficam proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino.
Art. 2o Pelo não cumprimento do art. 1o, ficam os infratores sujeitos a:
I – multa de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ao empregador, revertidos aos órgãos de proteção dos direitos da mulher;
II – multa em dobro do valor estipulado no inciso I, em caso de reincidência, independentemente da indenização por danos morais e materiais e sanções de ordem penal.
Art. 3o (VETADO).
Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 15 de abril de 2016; 195o da Independência e 128o da República.
DILMA ROUSSEFF
Eugênio José Guilherme de Aragão
Analisando o artigo 1º, podemos notar que fica expressamente proibida a revista íntima em mulheres, seja em empresas privadas, seja na administração pública direta ou indireta. Segundo Eduardo Luiz Santos Cabette, “na iniciativa privada, a violação dessa proibição, segundo o disposto no artigo 2º., incisos I e II da Lei 13.271/16, sujeita o infrator à pena de multa de vinte mil reais, revertidos aos órgãos de proteção dos direitos da mulher. Em caso de reincidência, a multa é dobrada (quarenta mil reais). O infrator da iniciativa privada, na seara criminal, estará sujeito às penas do crime de Constrangimento Ilegal nos termos do artigo 146, CP”.
Já no âmbito público, a infração ao comando proibitivo da Lei 13.271/16 pode configurar, no âmbito civil e administrativo, improbidade administrativa por infração aos Princípios que regem a Administração Pública, nos estritos termos do artigo 11 (legalidade), inciso I, da lei 8.429/92. Finalmente, o funcionário público poderá ser responsabilizado no âmbito criminal por Abuso de Autoridade, nos termos do artigo 4, “b” e “h” da lei 4898/65.
Embora a lei 13,271/16 se refira expressamente às mulheres, pelo Princípio da Isonomia (artigo 5, I, da C.F.), “ficam terminantemente proibidas, seja no âmbito privado, seja no público, a realização de buscas íntimas também em homens, uma vez que a lei não deveria restringir a proteção considerando o sexo da pessoa”, defende Gustavo Garcia, professor da USP.
Como bem destaca Lopes Junior, não há que confundir “busca pessoal” com “intervenção corporal”. A busca pessoal “é possível quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou outros objetos. Consiste ela na inspeção do corpo e das vestes de alguém para apreensão dessas coisas. Incluiu, além disso, toda a esfera de custódia da pessoa, como bolsas, malas, pastas, embrulhos, incluindo os veículos em sua posse”.
Sabemos que, segundo artigo 249 do Código de Processo Penal, a revista em uma mulher deve ser feita por outra mulher.
Segundo Fernando Lima Bosi, advogado da área trabalhista, “temos também mais um questionamento que a lei trará, que a doutrina e a jurisprudência trabalhista estão trabalhando há décadas para conceituar. O que é uma revista íntima? Para parte da doutrina e da jurisprudência, revista íntima engloba desde a revista de pertences pessoais até a revista direta da pessoa. Para outra parte, apenas a revista direta pode ser considerada como íntima, sendo que a revista de pertences pessoais, como bolsas e mochilas, seria considerada como revista pessoal, não englobada pela referida lei”.
Outra questão levantada pelos especialistas é no que diz respeito à fiscalização, já que a lei não esclarece como será feita.
Concluindo, podemos perceber que, à vista da Lei 13.271/16, as buscas íntimas invasivas são claramente um “excesso” proibido e desnecessário na atualidade.
Portanto, o desnudamento e a inspeção íntima do corpo das pessoas passam a ser proibidos. Para essas espécies de revistas ou buscas, será necessário o uso de aparelhagens próprias que evitem o constrangimento ilegal, seja no âmbito da empresa privada, seja na administração pública, como nos ambientes prisionais, incluindo visitantes e detentos, reabrindo assim o debate na área da segurança.
• http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13271.htm
Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.
Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.
E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.
“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)
Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
Getting the Best Write an Essay for Me The Chronicles of Write an Essay for Me School essay writing companies are all offered throughout the web, but at meld investigation […]
Things You Should Know About Assignment Helper The Good, the Bad and Assignment Helper If you’re contemplating difficulties in completing pc community assignmentsand you’re unable to do it. Implementing the […]
Get the Scoop on Writing a Paper Before You’re Too Late It is normal to get a good friend or relative to consult you something about the positioning where you […]
What Everybody Dislikes About College Paper Writing Service and Why The Downside Risk of College Paper Writing Service Simply turn to us if you think I must get somebody to […]
Astonishing Information About Write Research Paper Unveiled The Advantages of Write Research Paper As it’s to perform custom essays the exact first issue to know is what you actually buy. […]
What Write My Essay No Plagiarism Is – and What it Is Not However much experience you’ve got written down documents, it’s perhaps not unusual that individuals earn some mistakes […]