• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Mamografia: a maior arma na prevenção e detecção precoce do câncer de mama

01/06/2016

Apesar dos grandes avanços da medicina, especialmente na última década, ainda não existe nenhuma medida preventiva eficaz para evitar o aparecimento do câncer de mama. A doença é uma das neoplasias malignas mais comuns e também uma das maiores causas de morte de mulheres que enfrentam algum tipo de câncer. Por essa razão, uma das maiores armas no combate às complicações, metástases e mortes é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo descoberto, mais efetivos são os tratamentos e maiores são as chances de cura completa.

Neste sentido, a mamografia é a arma mais importante contra o câncer de mama, por ser o principal método de imagem na avaliação de doenças mamárias e a única técnica cientificamente aceita para o rastreamento do câncer de mama. Mulheres que realizam mamografias periodicamente apresentam uma taxa de mortalidade pelo câncer de mama significativamente menor do que aquelas que não realizam.

O Instituto Santa Rosa tem à disposição das mulheres de Lorena, a mamografia digital. Exame de alta precisão na detecção de pequenos tumores, quando ainda são impalpáveis, na fase inicial, assim aumentando consideravelmente as chances de cura.

Fatores de risco

– Idade acima de 50 anos
– Histórico familiar de câncer, especialmente o de mama
– Não ter filhos
– Primeira menstruação precoce
– Menopausa tardia
– Uso de hormônios externos
– Primeira gravidez após os 30 anos
– Dieta rica em gorduras
– Consumo de álcool
– Doença mamária prévia
– Obesidade

Geralmente, a possibilidade da população geral de desenvolver câncer de mama é de 1 em cada 10 mulheres ao longo de suas vidas. Outro número a se considerar é que, em geral, a taxa anual é de 50 casos para cada 100 mil mulheres/ano. O câncer de mama também acomete os homens; no entanto, é raro, representando apenas cerca de 1% dos casos.

Como você já sabe, a prevenção é a sua maior arma contra a doença. Por isso, faça o autoexame da mama mensalmente, de preferência até uma semana após o período menstrual. Na presença de alguma anormalidade, procure um médico.

Entretanto, a principal maneira de se prevenir contra o câncer de mama e suas complicações é a realização periódica da MAMOGRAFIA, que favorece o diagnóstico precoce e a elevação nas taxas de cura. Recomenda-se sua realização de maneira regular (anualmente), a partir dos 40 anos de idade. Em casos de mulheres com fatores de risco, indica-se o exame aos 35 anos.

Outros exames de imagem também podem ser realizados para diagnóstico e controle, como o ultra-som ou a ressonância magnética. Porém, estes exames não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta e acompanhamento da doença.

Sobre a Clínica Santa Rosa de Lorena

13340711_10204731344841829_991853910_o

Na Clínica Santa Rosa de Lorena, é possível realizar exames de ultrassonografia, mamografia digital, densitometria óssea, tomografia computadorizada multislice e ressonância magnética de 1.5 tesla, de alto campo. Todos os aparelhos são de última geração, que oferecem melhor qualidade de imagem e propiciam um diagnóstico mais seguro.
Os melhores aparelhos aliados a uma equipe qualificada, médicos com títulos de especialistas, a facilidade de estacionamento e o foco na qualidade de atendimento.
Anote o endereço: avenida Peixoto de Castro, 635 (bem na esquina da Fatea) – Vila Zélia. Telefones: (12) 3157 4182 | 3157 4064 | 3301 6422. Site: www.institutosantarosa.com.br

MAIS LIDAS