Além de conhecer o caminho que atravessa o Parque da Serra da Bocaina, é possível aproveitar o festival de inverno e as atrações da cidade serrana paulista
Agora será possível percorrer a estrada que liga Cunha (SP) a Paraty (RJ), que acaba de ganhar nova pavimentação de paralelepípedos. A RJ-165 segue parte do traçado da antiga Estrada Real, que levava o ouro mineiro ao porto fluminense, e atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina num espetáculo de belas paisagens. Para aproveitar a vista, é preciso manter a velocidade baixa e viajar de dia – pelas restrições ambientais, o tráfego é permitido apenas até as 17 horas.
Quem quiser conhecer a estrada e a estância climática pode aproveitar e curtir o festival de inverno “Acordes na Serra”, que levará apresentações em estilos musicais diferentes nas noites de cada fim de semana de julho à Praça da Matriz de Cunha. Para aproveitar os dias com o pé na estada, o visitante também pode curtir atrações próximas do caminho reformado, mas do lado paulista, na Rodovia Cunha-Paraty. Uma das dicas é a Oficina da Lã, que pode ser acessada saindo no km 56,5 da SP-171 e seguindo a Estrada da Paraibuna por 8,5 km não pavimentados. Lá, há peças de lã feitas da forma tradicional para quem quiser proteger-se do clima serrano.
Considerada pólo da arte cerâmica no Brasil e na América do Sul, Cunha abriga vários ateliês. Ainda na Estrada da Paraibuna, no km 9,2, por exemplo, chega-se ao Ateliê Grota do Junco, onde, além da agricultura orgânica, é possível adquirir peças de cerâmica feitas no forno de cupim e de raku.
No km 66 da SP-171, por sua vez, está a saída que leva à Pedra da Macela. São 2 km de subida a pé, que recompensa pela vista no pico de 1.840m de altitude. Além das serras que circundam o terceiro maior município em terreno do Estado de São Paulo, é possível ver Paraty, a baía de Ilha Grande e até mesmo parte de Angra dos Reis. Quem, por sua vez, prefere desbravar a mata, saindo no km 56,5 e após 20 km da Estrada do Paraibuna, está o Parque Nacional da Serra do Mar, com trilhas que atravessam os rios e as cachoeiras da região.
Sobre Cunha
Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba, a 241 quilômetros de São Paulo. Estância climática tradicional, conta com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas charmosas para todos os gostos e bolsos, a maioria com piscina, atividades de lazer e bons restaurantes. Isso faz com que muitos turistas encontrem em Cunha o lugar ideal para passar o fim de semana ou as férias. Com seus campos de lavanda, restaurantes com gastronomia regional, cervejas artesanais e os tradicionais ateliês de cerâmica. A cidade é uma ótima pedida para relaxar e entrar em contato com a natureza. Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br.
r Consultoria e Treinamentos e atleta Máster de Natação pelo ANUP (Associação Urso Polar – Lorena).









