Há muito tem se falado do aumento da violência em nosso país. Muitos discutem sobre a atuação dos direitos humanos e a inversão de valores. Com base nesse assunto, BetinaMeinhardtRonchetti, juíza de Direito, escreveu um artigo que retrata bem a atual situação. Leiam e reflitam.
“Debater violência urbana pressupõe alguns princípios inegociáveis, como o Estado não ser condescendente com o crime, pois isso é uma questão de humanidade para se poder viver em comunidade.
O criminoso sabe que, flagrado, deve se submeter à autoridade do Estado. O policial militar representa essa autoridade, portanto, ao flagrar o indivíduo na prática de crime, este deve(ria) se entregar.
O que se tem visto, porém, é que o criminoso quer ganhar sempre, premido pela regra capitalista que o norteia. Parênteses: o criminoso é o maior capitalista que se conhece. Mas é perverso. Oprime os cidadãos da comunidade onde mora, oprime os presos mais vulneráveis no sistema carcerário que o Estado não domina, oprime os indivíduos-policiais fragilizados pelos salários parcelados de um Estado falido, oprime uma instituição-polícia desconstruída por discursos maldosos que pregam ser contra o cidadão, oprime os poderes constituídos, colocando-se na posição de vítima da sociedade. Ele oprime a mim e a você, pois com o discurso vitimista nos faz confundir as coisas, não saber mais quem é vítima e quem é criminoso, ou quem é o lobo de quem.
Por isso é que só o juiz pode, em cada caso e diante das provas concretas, definir a situação particular de cada um.
O criminoso, como categoria, não é oprimido, mas opressor, e o policial, como categoria, não é opressor, mas protetor da comunidade. A quem serve plantar na população desconfiança e hostilidade contra as autoridades, se não ao crime?(grifo nosso)
Não importa nesta análise se há ou não maus policiais, pois sabe-se que há. Há maus em “tudo”. Os maus devem ser punidos na medida de seus erros. Haverá quem diga que há também o “bom” criminoso. Mesmo ele, porém, está no crime. Só isso basta a diferenciar, como “categoria”, crime e polícia. Não são “instituições” comparáveis. Portanto, é tremenda inversão de valores vender a ideia de polícia contra cidadão, pois isso só engrandece o crime.(grifo nosso)
Nenhuma instituição do Estado deve ser propagada como contrária ao cidadão.Assim, num flagrante de crime (como casos recentes em que houve confronto armado), injusto focar o debate na conduta do policial sem questionar a do criminoso, a quem, flagrado, cabia de imediato se entregar e evitar qualquer confronto, pois é ele quem está fora da lei. E isso é inegociável”.
Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.
Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.
E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.
“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)
Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
Getting the Best Write an Essay for Me The Chronicles of Write an Essay for Me School essay writing companies are all offered throughout the web, but at meld investigation […]
Things You Should Know About Assignment Helper The Good, the Bad and Assignment Helper If you’re contemplating difficulties in completing pc community assignmentsand you’re unable to do it. Implementing the […]
Get the Scoop on Writing a Paper Before You’re Too Late It is normal to get a good friend or relative to consult you something about the positioning where you […]
What Everybody Dislikes About College Paper Writing Service and Why The Downside Risk of College Paper Writing Service Simply turn to us if you think I must get somebody to […]
Astonishing Information About Write Research Paper Unveiled The Advantages of Write Research Paper As it’s to perform custom essays the exact first issue to know is what you actually buy. […]
What Write My Essay No Plagiarism Is – and What it Is Not However much experience you’ve got written down documents, it’s perhaps not unusual that individuals earn some mistakes […]