• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gente

João Bosco “Paçoca” é “Presidente de Honra” do Grupo Escoteiro Guaypacaré

21/09/2016

img-20160921-wa0029

O jornalista João Bosco Pereira de Oliveira – também conhecido pelo apelido de “Paçoca” – foi homenageado no dia 7 de setembro, em almoço comemorativo dos 45 anos do Grupo Escoteiro Guaypacaré, de Lorena.

A homenagem consistiu na entrega de dois diplomas: um de “Gratidão Escoteira”, pelos 45 anos de fundação do Grupo Guaypacaré, considerando-se que João Bosco foi o fundador do Grupo. O outro diploma deu a João Bosco o título de “Presidente de Honra”, de acordo com a portaria assinada por Wagner Nunes de Moura, atual diretor-presidente do Grupo Escoteiro Guaypacaré.

Os diplomas deixaram João Bosco emocionado, como ele mesmo registrou em seu discurso, no dia da homenagem. Em sua fala, “Paçoca” também relembrou fatos da história do Grupo, desde os tempos da fundação.

img-20160921-wa0025

img-20160921-wa0026

Almirante Domingo Sávio também homenageado

12512752_10153699659279620_205684813712897773_n

No mesmo almoço do dia 7 de setembro, também foi homenageado com significativo diploma de co-fundador do Grupo Escoteiro, o Almirante da Marinha do Brasil, lorenense Domingos Sávio de Almeida Nogueira.

Domingos Sávio já era escoteiro desde a fundação do Grupo Guaypacaré, tempos em que só ele, mais Eduardo Vidinha e João Bosco “Paçoca” se reuniam – só os três, sozinhos – por três anos, todos os domingos, à beira do ribeirão Taboão, ao lado do pontilhão do trem, à beira da ponte. Nessas reuniões, eles praticavam o escotismo, para só depois destes três anos, lançarem as bases do Grupo Escoteiro Guaypacaré.

Inclusive, ao evento do dia 7 de setembro, Bosco levou, para recordação e documentação, um livro histórico, de atas, todas feitas à mão, pelo então jovem escoteiro – hoje Almirante da Marinha – Domingos Sávio Almeida Nogueira. O livro documenta cada reunião dos três anos de preparação para a fundação do Grupo Escoteiro Guaypacaré.

Após receber o diploma, Domingos Sávio relembrou, emocionado, desde os tempos em que era escoteiro no Grupo do Quartel, entidade que funcionava no Círculo Militar de Lorena. Isso foi antes do Grupo Guaypacaré e das reuniões à beira do Taboão.

Escoteiros do mar

Atualmente, o Almirante Domingos Sávio mora no Rio de Janeiro e é diretor da Procuradoria Especial da Marinha. Nesta viagem à sua terra natal, ele trouxe consigo alguns “escoteiros do mar”, da Cidade Maravilhosa, que confraternizaram com a turma de Lorena.

MAIS LIDAS