
Os jovens lorenenses já podem conhecer os seus representantes para os próximos dois anos. Foi realizada no domingo, 27 de novembro, a primeira eleição do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), no Ciejap Milton Ballerini.
Representando a sociedade civil, foram eleitos como membros titulares: Marcos Vinicios Pereira, Moisés Mauro Aquino, Amanda Romão Medina e Luiz Felipe Vieira Deolindo. Já para as vagas de suplentes, foram eleitos Isaac Nathan da Silva Antonio, Fernando de Almeida Cardoso Silva e Ariel Vieira. O próximo passo para a formação do Conselho será a definição dos indicados pelo Poder Público.
A primeira Comissão do Comjuv terá 12 conselheiros, sendo 1/3 do Poder Público, 1/3 de instituições e coletivos que atendem a juventude, e 1/3 da sociedade civil (jovens entre 15 a 29 anos residentes em Lorena). Os conselheiros têm o poder de decisão nos assuntos de interesse coletivo, como aprovação de planos, gastos com recursos públicos, fiscalização e acompanhamento da política pública de juventude. Têm também a responsabilidade de fiscalizar, acompanhar e avaliar a qualidade e o bom atendimento dos serviços prestados pela rede socioassistencial de trabalho com a juventude.
Além da votação, o evento contou com apresentações especiais do grupo ‘Todo Som e Poesia’, com músicas e uma palestra sobre o tema, apresentada por Marcos Urioeste. Antes do início das votações, foi apresentado o Regimento do Conselho para aprovação dos presentes. Em seguida, foram realizadas atividades em subgrupos, com diálogo sobre a funções dos conselheiros.
Sobre o Conselho
O Conselho é o fórum para que os jovens tenham garantidos os seus direitos e deveres de uma vida social. O Projeto tem como objetivo fomentar a liderança e o protagonismo da juventude. É também um espaço de escuta e diálogo com os jovens e as jovens sobre sua realidade, seus sonhos e desejos, seus desafios e principalmente sobre a idealização, elaboração e implantação de políticas públicas para as juventudes.
















