• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Suicídio na infância e adolescência – Parte 1

02/05/2017

É difícil compreender que uma criança ou adolescente possa querer se matar. Mais complicado ainda é explicar por que esses atos acontecem.

São muitas as causas que acarretam esse tipo de problema. Entre as principais, estão o sentimento de abandono, a experiência de abusos físicos ou sexuais, a desorganização familiar, o desajustamento na escola ou em casa e a desesperança em relação ao futuro. Lembrando que estes são alguns dos fatores que aparecem como motivadores.

Na infância, os distúrbios do humor podem se apresentar de maneira muito mais sutil do que em adultos. Depressão pode ser uma possibilidade quando a criança que tinha um desenvolvimento normal muda o comportamento.

Inúmeras pesquisas recentes sugerem que uma em cada sete crianças está sujeita a sofrer depressão antes dos 14 anos e que muitas vivem sem terem sido diagnosticadas e tratadas, o que acarreta consequências devastadoras para a própria criança, familiares e até para a sociedade.

Na próxima semana, você vai conhecer mais detalhadamente alguns fatores de risco para o suicídio entre crianças e adolescentes.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS