• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Defesa Civil lança Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas

28/06/2017

Fotos: Cláudio Ribeiro

O Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas foi lançado oficialmente no dia 13 de junho.  A iniciativa, pioneira na região, é da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Lorena e tem o objetivo de prevenir acidentes e melhorar a capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população, buscando evitar agravos relacionados com a presença desses insetos em área urbana. O Plano também prevê uma preocupação e conscientização da importância das abelhas no ecossistema.

O evento de lançamento aconteceu no Mercado Municipal, sede da Defesa Civil, e contou com a presença de representantes da Defesa Civil de cidades da região, ambientalistas e apicultores.

unnamed (6)

O Plano contará com representantes de órgãos municipais, estaduais e membros da sociedade civil que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, com o objetivo de oferecer subsídio às ações da Coordenação do Plano em situação de emergência. São elas:

  • Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC;
  • Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Corpo de Bombeiros;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
  • Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do SAMU;
  • Secretaria Municipal de Segurança;
  • Secretaria Municipal de Trânsito;
  • EDP São Paulo, por meio da gerência do meio ambiente;
  • Organização de Apicultores de Lorena.

As diretrizes, composição da equipe que integrará as ações do Plano e a definição das atividades de atendimento às ocorrências estão inseridas no Decreto Municipal, assinado pelo prefeito Fábio Marcondes.

unnamed (7)

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Romeiro, ressaltou durante o evento a importância da execução do Plano e dos parceiros envolvidos para o sucesso do Plano. “Nós contabilizamos os chamados da Defesa Civil e constatamos que somente nos últimos três meses, foram 60 ocorrências relacionadas com retiradas de vespas e abelhas de residências e espaços públicos. Isso representa 70% das ocorrências gerais da nossa Defesa Civil. Os números mostram a relevância da usabilidade do Plano e os departamentos envolvidos são de extrema importância para essa execução”, disse Fernando.

Além da coordenação do Plano, cabe também ao COMPDEC prestar o primeiro atendimento às solicitações de pessoas que contatarem, em relação aos informes básicos, que devem ser repassados ao munícipe, proceder a triagem dos casos via telefone através do checklist ou no momento do atendimento, a fim de classificá-lo quanto ao grau de risco e posteriormente, acionar os órgãos responsáveis por cada ação. Em caso de confirmação de emergência, efetuar o isolamento da área até a chegada da equipe que irá retirar o enxame; e contatar o SAMU, na presença de vítimas, para a prestação dos primeiros socorros. Se as condições forem favoráveis para o manejo, será realizado com o apoio de apicultores.

A vice-prefeita, Marietta Bartelega, destacou durante sua fala que, além de garantir a segurança dos envolvidos, o Plano  trabalha com o cumprimento das leis ambientais.

“Nossa Defesa Civil está apresentando um Plano bastante completo e minucioso. A preocupação ecológica da equipe merece ser destacada, já que sabemos da importância desses insetos para o ecossistema. Só tenho que parabenizar a equipe e dizer que, assim como o Plano de Combate às Enchentes, este será mais um Plano modelo para a área e principalmente para garantir a segurança de todos”, afirma Marietta.

unnamed (2)

Para o coordenador regional de Defesa Civil (REDEC 3), Cap Adilson Monteiro, mais uma vez Lorena sai na frente em organização e visão estratégica no que diz respeito ao trabalho prestado. “Vejo Lorena como modelo para várias cidades. Graças ao bom trabalho executado na cidade, a Defesa Civil conta com parceiros e elos importantes da cidade, além do total apoio e visão do Executivo”, ressalta.

Em casos de ocorrências com a presença de colmeias ou vespeiros, o lorenense solicitará atendimento, tanto por intermédio do COBOM ou COMPDEC, e a mitigação das abelhas e vespas cabe como último recurso para a solução da ocorrência.

 

MAIS LIDAS