• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Negócios Política

Lorena tem programa para facilitar abertura e licenciamento de empresas

19/07/2017

No início do mês de julho (dia 5), foi lançado o programa municipal “Empreenda Já”, uma iniciativa que visa simplificar e acelerar os processos de abertura e licenciamento de empresas.

O programa fará parte do Sistema de Licenciamento do Via Rápida Empresa, que integra os sistemas Cadastro Web do Estado SP e o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), para coleta de dados para o registro empresarial, consulta prévia da viabilidade de localização para os municípios conveniados, e as licenças para o exercício das atividades econômicas, envolvendo os municípios paulistas (conveniados ou não) e os órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento.

No ano de 2017, segundo a Prefeitura, foram abertas 187 vagas pelas empresas e feitos 245 contratos por meio do PAT (Programa de Atendimento ao Trabalhador) da cidade. Com o Banco do Povo, foram 42 contratos finalizados, por meio dos quais os empreendedores contemplados receberam subsídios para implementarem seus negócios no município. Com o “Empreenda Já”, a expectativa é que esses números aumentem nos próximos anos.

No mês de maio, Lorena teve um saldo negativo de geração de empregos de 120 vagas. Ainda assim, continua sendo o município que mais gerou emprego na região neste semestre, em comparação com as outras cidades. “Esses números negativos do mês de maio são específicos na área do comércio. Mas com a vinda do novo supermercado para a cidade, onde era o Esporte Clube Hepacaré, esperamos recuperar as 120 vagas perdidas, o que é de suma importância, já que a economia de uma cidade gira em torno da geração de empregos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Lorena, Luiz Gustavo Rodrigues.

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregos) 2017, Lorena lidera o ranking de atração de empresas e geração de empregos na região que compreende as cidades de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Piquete, Potim e Roseira. De janeiro a maio deste ano, gerou 209 novos postos de trabalho, pelas estatísticas do Caged, ficando à frente da cidade de Guaratinguetá, que no mesmo período, abriu 170 postos, seguidas por Potim (150) e Cachoeira Paulista, com 137 novas vagas de emprego.

A projeção para o ano é promissora, com a perspectiva da instalação de novas empresas e investimentos na cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação, Luiz Gustavo Rodrigues de Souza, Lorena está em tratativas finais com algumas empresas que estão interessadas em investir na cidade. ”Ainda não podemos divulgar, estamos na fase final das discussões e temos que respeitar a confidencialidade, mas a probabilidade dessas empresas virem para Lorena é muito grande. Temos tudo e de melhor qualidade que precisam para se instalar aqui”, afirmou.

MAIS LIDAS