• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Esporte Geral

Professores Dimas e Fábio Matos homenageados com comenda do CREF na Assembleia Legislativa do Estado

15/09/2017

No primeiro dia do mês de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física. Para marcar a data e homenagear os profissionais paulistas que têm atuação de destaque na área, aconteceu em São Paulo, na Assembleia Legislativa do Estado, uma cerimônia solene, promovida pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física). Somente 60 profissionais do Estado de SP foram agraciados com a Comenda do Estado CREF4/SP – Ordem da Educação Física. De Lorena, foram selecionados os professores Dimas (ícone do esporte lorenense e atual diretor de Esportes do Clube Comercial de Lorena) e Fábio Matos (vereador e professor de Tênis de Mesa), para receber essa honraria.

“É sempre uma honra representar minha cidade e mais gratificante ainda é a certeza de que o meu trabalho faz a diferença na vida das pessoas. Dedico esse prêmio a todos os meus mestres, que me ensinaram a ser o profissional que sou hoje; entre eles, o professor Dimas. Ao Clube Comercial de Lorena, ao Colégio Gênesis e ao Projeto MatosTT Tênis de Mesa, os locais onde trabalho e tenho oportunidade de aplicar meu conhecimento, e a todos os amigos e colegas de profissão desses locais e também aos professores das Secretarias de Educação e de Esportes de Lorena, que assim como eu, dedicam suas vidas e tornar a sua vida melhor”, afirma Fábio Matos.

Já o professor Dimas considera que um prêmio como esse é a consagração de um trabalho bem realizado. “Minha história com a Educação Física é antiga, de 35 anos. Toda a minha carreira profissional está ligada à Educação Física escolar, onde me descobri um professor, ou modestamente um educador. Foi a base de tudo que aconteceu na minha vida, onde aprendi a trabalhar com os jovens e participar da educação deles. Tanto nas escolas quanto nas modalidades e nas competições, posso dizer que foi um trabalho realizado com carinho, com amor. Esse reconhecimento da minha entidade não tem preço”.

Sobre o professor Fábio Matos

Aos 34 anos, Fábio Henrique de Matos acredita que sua missão é formar campeões no esporte e na vida. É o idealizador e coordenador do Projeto MatosTT Tênis de Mesa, existente há 14 anos, que utiliza o esporte como ferramenta de formação de cidadãos. Nesses 14 anos, mais de 3 mil lorenenses de todas as idades já passaram e tiveram melhores oportunidades de formação.

Atualmente, são cerca de 350 alunos da MatosTT, que oferece aulas gratuitas à população de todas as idades no Colégio Delta, às segundas, quartas e sextas, das 18h às 22h. Graças a este projeto, Lorena tem hoje o único Centro Nacional de Tênis de Mesa do Vale do Paraíba. Conquista de Fábio Matos para sua cidade de nascimento e do coração.

O projeto MatosTT é mais que um incentivo ao esporte. É um trabalho social reconhecido e com resultados expressivos, sendo referência no Tênis de Mesa no Vale do Paraíba e no Estado de são Paulo.

Fábio também já foi subsecretário de Esportes de Lorena (2013 – 2015), chefe da delegação de Lorena durante esses anos, garantindo o vice-campeonato no Jori (Jogos Regionais do Idoso) de 2014 e também o título de cidade campeã nos Jogos Regionais do mesmo ano. Neste período, também trabalhou pela massificação das modalidades esportivas e ginástica nos bairros, assim como pela volta das Olimpíadas Escolares Municipais.

Sobre o professor Dimas

João Dimas de Siqueira, atual diretor de Esportes do Clube Comercial de Lorena, nasceu em 3/3/1955,em Itajubá-MG; mas é cidadão honorário de Lorena.
É formado em Educação Física, História, Geografia e Pedagogia. Trabalhou durante 35 anos na Rede Estadual de Ensino (diretor e prof. de Educação Física, História e Geografia); 10 anos no Colégio Drummond (prof. de Educação Física); 10 anos no Colégio São Joaquim (prof. de História e Geografia); 2 anos no Colégio Patrocínio São José (aulas de Recreação no Magistério); 3 anos no Cotel (prof. de Geografia); além de 25 anos de serviços prestados à Secretaria de Esportes de Lorena, de técnico do Futsal a chefe de delegação, atuando ainda como secretário de Esportes e secretário adjunto.

“Passei uma vida inteira como profissional formado e atuante na área de Esportes, conquistando muitos títulos e formando muitos jovens. Hoje, minha maior satisfação é encontrar meus ex-alunos aqui e perceber os grandes seres humanos que se tornaram”, afirma. Para os colegas de profissão, ele deixa um recado: “Seja ético, profissional, ou melhor, seja bom no que você faz, porque a maior satisfação que a gente tem é quando recebemos um elogio. Porque nós, profissionais da área de Educação Física, trabalhamos com gente, não com máquinas. Como disse Fernando Pessoa, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.

 

MAIS LIDAS