• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
Foto: Wilson Silvaston

Operação Campo Limpo: produtores rurais de Lorena devem devolver embalagens de defensivos agrícolas

18/09/2017

Acontece em Lorena na próxima quinta-feira, 21 de setembro, a “Operação Campo Limpo”, coleta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação acontece das 9h às 16h, no Recinto de Exposições do Sindicato Rural, na estrada Lorena x Itajubá e tem como objetivo evitar os riscos de contaminação do meio ambiente.

A Operação Campo Limpo é uma realização da Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Guaratinguetá, Cooperativa de Laticínios Serramar, Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Coopavalpa (Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba), Sindicato Rural de Lorena/Piquete e Prefeitura de Lorena.

A devolução desses materiais atende a legislação ambiental brasileira, que determina que todas as embalagens de produtos químicos utilizados no campo devem ser encaminhadas para pontos de coleta autorizados, dentro do prazo de um ano, após a compra do produto. O descumprimento da regra implica em penalidades e multa, além de representar um risco de contaminação para pessoas e animais.

Para efetuar a entrega, é preciso apresentar, CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.

Só em 2016, a iniciativa recolheu mais de seis mil embalagens nas cidades da região. “É importante que o produtor respeite essa obrigação para evitar penalizações, garantir a segurança de seus funcionários e os evitar riscos de contaminação do meio ambiente”, disse Thiago Chaves, presidente da Associação Agropecuária.

 

MAIS LIDAS