Neste próximo domingo, 22 de outubro, às 15h, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UniFatea) entrega a reforma do Abrigo de Idosos Maria de Nazareth, no bairro São Roque, em Lorena. Essa é a quarta edição do projeto Casa Real, uma iniciativa dos alunos do 3º e 4º anos do curso. Foram revitalizados 12 diferentes ambientes no Abrigo: oito em áreas internas e quatro em áreas externas, com interferências de fachada e paisagismo.
“Com o apoio de professores e da instituição, os alunos identificaram as necessidades, produziram um projeto arquitetônico, buscaram recursos financeiros, planejaram e executaram a obra civil”, conta o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniFatea, José Ricardo Faria Flores. “A revitalização visa trazer mais funcionalidade aos espaços, segurança e bem-estar aos usuários, ao mesmo tempo em que busca despertar o papel social do arquiteto em contribuir com a sociedade”, ressalta.
As ações no Abrigo de Idosos Maria de Nazareth iniciaram em maio, com as primeiras reuniões e visitas das equipes ao local, medição dos espaços, discussão de projeto e apresentação de uma proposta à diretoria do abrigo. As intervenções começaram em agosto.
“Mostramos que o projeto de arquitetura pode transformar, criar novos ambientes e possibilitar diversas soluções criativas com baixo custo e sensações renovadas”, explica o coordenador.
O projeto, realizado dentro das disciplinas de Projeto Arquitetônico e Projeto Urbanístico e Paisagístico, é organizado pelos professores e arquitetos Esp. Eduardo Venanzoni e profa. Me. Bárbara Sparenberg Juliano Nunes Alves, e pelo coordenador arquiteto prof. dr. José Ricardo Flores Faria.
“Essa ação promove uma rica experiência de troca, em que os estudantes levam à comunidade civil os conhecimentos específicos de arquitetura e urbanismo, e retornam à comunidade acadêmica com o conhecimento adquirido em suas atividades”, destaca o coordenador.
Casa Real
Essa é a quarta edição do projeto, que é realizado a cada dois anos. Os alunos se reúnem em equipes para transformar um local. O Projeto Casa Real já promoveu a reformulação de três espaços em Lorena: uma casa no interior do UniFatea (2011), o Lar de Idosos Vila Vicentina (2013) e o Centro de Atendimentos aos Deficientes Visuais (Cadevi), em 2015.
Projetos ano a ano
2011: Casa do pátio
O primeiro projeto foi o desafio de, em apenas 40 dias, transformar a casa existente no pátio interno do UniFatea, dando um novo visual à edificação. A casa apresentou cinco ambientes internos e um externo, cada um idealizado por uma equipe de alunos, orientados por um profissional da área de arquitetura.
2013: Lar de Idosos Vila Vicentina de Lorena
Com o tema “Bem Morar”, o projeto proporcionou a revitalização de oito diferentes ambientes no Lar: seis em áreas internas e dois em áreas externas com interferências de fachada e paisagismo. O resultado dos trabalhos de pesquisa, análise e criação dos alunos foram apresentados em outubro do mesmo ano com visitações ao Lar de Idosos.
2015: Cadevi (Centro de Atendimentos aos Deficientes Visuais)
Na edição de 2015, cerca de 80 alunos do curso planejaram e executaram uma intervenção em sete ambientes no Cadevi, localizado num bairro Ponte Nova, em Lorena. A escola atende cerca de 30 alunos da cidade e região, portadores de algum tipo de deficiência visual.
Os estudantes desenvolveram a modificação de alguns ambientes, sendo eles: Fachada Principal, Pátio, Jardim Sensorial e a Sala Sensorial na parte externa e Biblioteca, Sala de Reuniões, Diretoria, Refeitório e Sala de Aula na parte interna da escola propondo melhorias nos espaços empregando a acessibilidade e sustentabilidade na escola. O projeto teve um ótimo resultado sendo divulgado em vários jornais da região na época.
Esse projeto contou com o apoio da Prefeitura de Lorena.
Fotos – Antes:
Fotos – Depois:
A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar um Dia D contra a Dengue nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, das 8h às 12h. Diversos bairros serão […]
Durante o período festivo do fim de 2024 e início do novo ano, a concessionária CCR RioSP registrou uma redução de 75% no número de vítimas fatais, com uma movimentação […]
Com tristeza, comunicamos o falecimento de João Batista Ivo, aos 77 anos, neste domingo, 12 de janeiro. Nascido em Virgínia-MG, João Batista veio pra Lorena em 1960, onde trabalhou como […]
No verão, as chuvas e temperaturas elevadas favorecem a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, é preciso que a população redobre os cuidados e faça a sua parte, para […]
O que os três professores dessa foto têm em comum? Eles compartilham um sonho e um objetivo: transformar a realidade dos jovens, oferecendo uma preparação de qualidade para o ingresso […]
Ela é lorenense, acredita que todos nós necessitamos de cores em nossas vidas para enfrentar com alegria o dia a dia e seus quadros são sucesso no mundo todo. Talita […]
O edital do novo concurso Aeronáutica foi publicado para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) para o ano de 2026. A oferta é […]