• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Cultura Educação

Bairro Industrial ganha nova creche

30/01/2018

 

Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, será inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (creche) “Paulo Pereira dos Reis”, que vai funcionar no bairro Cidade Industrial, em um lote de cerca de 2.400 m², no encontro das ruas Tiradentes e Paraíba. A nova creche tem capacidade para atender até 316 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino); e 158 crianças em período integral.

Segundo a Prefeitura, foram investidos R$ 1.456.870,59 – com recursos do Fundeb e do município. A nova creche deve atender, além do Cidade Industrial, moradores da Vila Hepacaré, Santo Antônio e Vila Cida, sendo destinada a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:

Creche – para crianças de 0 até 3 anos e 11 meses de idade, sendo:

  • Creche I (berçário): 0 até 11 meses;
  • Creche II: 1 ano até 1 ano e 11 meses;
  • Creche III: 2 anos até 3 anos e 11 meses.

Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses de idade.

“Com a finalidade de atender crianças na faixa etária definida, o projeto foi pensado e executado tendo como critério central a utilização de espaços amplos, protegidos e seguros, restringindo o acesso das crianças desacompanhadas em áreas como cozinha, lavanderia, castelo d’água e central de gás. O prédio é totalmente térreo e bastante arejado, contendo aberturas para jardins internos, que garantem plena isolação e ventilação natural. As salas utilizadas pelos alunos contêm janelas em paredes opostas, que permitem a ventilação cruzada e, assim, melhor conforto às crianças e educadores”, afirma a administração municipal.

Os ambientes destinados à sala de aula possuem um sanitário para cada duas salas. A integração entre crianças de diferentes faixas etárias serão possibilitadas por ambientes de convívio, tais como o pátio coberto, solários, playground, sala multiuso, refeitório e uma praça externa na esquina entre as ruas Tiradentes e Paraíba.

A creche é totalmente acessível, de acordo com as normas da ABNT, e contém espaços livres e arborizados, além de estacionamento e um conjunto de ambientes de apoio, como: lactário, fraldário, sala de amamentação, vestiário família, vestiários para funcionários, copa, cozinha, despensa, sala de professores e de reunião, diretoria, sala de material pedagógico, recepção, lavanderia, rouparia, entre outros.

Fotos: Cláudio Ribeiro

MAIS LIDAS