• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Vacinação contra poliomielite e sarampo começa neste sábado

03/08/2018

Agosto será dedicado à campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. De 4 a 31 deste mês, as 10 ESF’s e 4 UBS’s de Lorena estarão abertas para aplicação das vacinas em crianças de 12 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Dentro da campanha, haverá dois dias de vacinação alusivos ao Dia “D” de mobilização – são eles nos dias 4 e 18, dois sábados. Nas datas, além do funcionamento de todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, serão disponibilizados postos volantes na Praça Arnolfo Azevedo, das 9h às 16h30.
Aos pais, é importante destacar a importância da apresentação da carteira de vacinação, uma vez que as vacinas de poliomielite e sarampo fazem parte da rotina do calendário infantil e, segundo recomendações do Ministério da Saúde, algumas vacinas dependem de intervalos mínimos.

Para garantir a imunização de uma região, a recomendação internacional é que 95% das pessoas estejam protegidas. Em Lorena, a meta é vacinar 4500 crianças no período de campanha. A mobilização do Poder Público e pais este ano é primordial, principalmente porque o Ministério da Saúde expôs, em julho, o quadro de vulnerabilidade do país para doenças até então erradicadas, entre elas sarampo e pólio, exatamente pela falta de vacinação.

No que diz respeito ao sarampo, no estado de Roraima, por exemplo, já foram registrados mais de 200 casos confirmados, e no Amazonas, somente este ano, mais de 300 casos. No Estado de São Paulo, foi confirmado um caso importado de sarampo. Livre desde 1990 da poliomielite, o Brasil também corre o risco de voltar a sofrer com a doença, conhecida como paralisia infantil. O alerta vem do próprio Ministério da Saúde, que apontou 312 municípios de diferentes estados em que a cobertura vacinal está abaixo dos 50% entre crianças menores de 1 ano de idade – um número muito baixo.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

MAIS LIDAS