• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Instituto Cacau representa Lorena no encontro “Unidos pelo Autismo”

14/08/2018

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou no sábado, 11 de agosto, a primeira edição do evento “Unidos pelo Autismo”. Durante todo o dia, familiares e profissionais da área participaram de diversas palestras com assuntos relacionados ao tema, discussões e rodas de conversa. Representando Lorena, estava a diretoria do Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo).

O objetivo do evento foi o de chamar a atenção ao respeito aos direitos das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Apesar de ser o estado mais rico do país, São Paulo ainda não oferece aos autistas e suas famílias a estrutura de atendimento necessária para que eles possam desenvolver ao máximo suas potencialidades.

“Foi uma tarde repleta de conhecimento, determinação, inspiração e emoção. De luta em luta, de passo em passo, chegaremos ao nosso maior objetivo. Porque sozinhos somos fortes, mas juntos somos imbatíveis”, registra a vice-presidente do Instituto Cacau, a pedagoga Joyce Andrade.  “Este foi o primeiro encontro no âmbito estadual e pudemos representar não apenas Lorena, como o Vale do Paraíba, discutindo políticas públicas para o autismo”, completa a presidente do Cacau, Grazzy Santos.

O cuidado com os pais também foi abordado no encontro. “Nossa preocupação com os familiares é legítima, porque a jornada de cuidar de alguém com TEA é extensa e exaustiva. Mães deixam de trabalhar para se dedicar ao cuidado exclusivo. E muitas não vão ter como custear o tratamento dos filhos. Esses familiares vão ficando sempre em segundo plano. Isso sem falar da vida social inexistente… Cuidar de quem cuida é fundamental no tratamento do TEA. É preciso avançar nas políticas públicas para as minorias, para que o tratamento possa ser, de fato, para todos”, enfatiza a psicóloga voluntária do Cacau, Maria Fernanda Silva.

Lorena pioneira no atendimento aos autistas

A implantação de uma estrutura que possibilite o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes autistas já está se tornando realidade em Lorena. A Lei que institui o Programa Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi sancionada em maio de 2017, proposta pelo vereador Fábio Matos. Desde então, a administração municipal vem se adequando para atender ao disposto na Lei, que visa garantir os direitos dos autistas ao diagnóstico e tratamento adequados.

“Não é de um dia para o outro que se consegue colocar a Lei em prática. As Secretarias de Saúde e de Educação de Lorena vêm realizando um trabalho gradativo de implementação dos atendimentos necessários e estamos acompanhando o passo a passo constantemente, tanto eu e minha equipe quanto a diretoria do Instituto Cacau”, explica o vereador Fábio Matos. “É um trabalho em parceria, que já possibilitou, por exemplo, a contratação de 24 novos mediadores na Rede Municipal de Ensino; ano passado, eram apenas 21. É o suficiente para atender a todos? A gente sabe que ainda não. Mas estamos caminhando, de acordo com as possibilidades do município”, completa Fábio Matos.

Tanto na Rede de Ensino quanto na Rede Municipal de Saúde, estudos e adaptações estão sendo feitos para que o Programa de Atendimento ao Autista seja uma realidade. Profissionais como psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas, terapeutas ocupacionais e outros que compõem a equipe multidisciplinar necessária estão sendo contratados. “E o prefeito Fábio Marcondes tem se mostrado comprometido, acompanhando o trabalho de suas secretarias”, conta o vereador Fábio Matos.

“O atendimento aos autistas é um dos nossos projetos mais importantes, porque vai impactar diretamente as vidas de milhares de lorenenses. Ainda falta muito pra ser ideal, mas estou muito feliz com nossos importantes passos já dados. Não são projetos para ficarem apenas no papel. Batalhamos, junto com o Instituto Cacau, pela aprovação da Lei. E agora estamos na luta para a implementação dessa estrutura toda. Agradeço ao prefeito Fábio Marcondes, ao secretário Júlio Brebal e à secretária Imaculada Conceição, por abraçarem a causa. Lorena já é pioneira na implantação do atendimento aos autistas. E a continuar nesse ritmo, nossa cidade se tornará referência no Estado”, finaliza o vereador.

 

MAIS LIDAS