• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Clareamento dental: aliado acessível na busca do sorriso saudável

06/09/2018

Fica lindo na foto e todo mundo quer ter aquele sorriso perfeito, com os dentes bem branquinhos. Porém, nem todas as pessoas possuem os dentes brancos naturalmente ou, durante a vida, percebem os dentes amarelando ou escurecendo, por uma série de fatores. Neste sentido, o tratamento de clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais acessíveis e utilizados nos consultórios dentários. “Clareamento dental é um processo químico, no qual a reação do produto clareador, em contato com dente, acaba por alterar sua estrutura (dentina), tornando-o mais claro”, explica a dentista Carolina Pedrosa Moreira Lima, da Clínica HaLuz Saúde – Odontologia e Psicologia, no Centro de Lorena.

Este tipo de tratamento é exclusivamente estético, indicado quando o paciente demonstra vontade de tornar mais bonito seu sorriso”, aponta dra. Carolina.

O tratamento pode ser realizado de três formas:

– Clareamento a laser – realizado em consultório, com o auxílio de aparelho a laser

– Clareamento caseiro – num primeiro momento, o dentista faz um molde da boca do paciente, para produzir uma placa de silicone sob medida, que será utilizada em casa, juntamente com um gel clareador. Importante frisar a importância da orientação e acompanhamento do dentista nesse processo.

– Técnica mista ou combinada – que consiste no clareamento realizado em consultório, complementado com o uso da placa de silicone em casa.

Segundo dra. Carolina, os três tipos de tratamento são eficazes, desde que o diagnóstico correto seja feito, para que o dentista possa fazer a melhor indicação para cada caso. “Nesse período de tratamento, é importante evitar alguns alimentos e bebidas que contenham corantes e ácidos em sua composição. Caso contrário, os dentes podem ficar manchados e o resultado esperado não será alcançado”, alerta a dentista.
Como tudo na vida, o bom senso prevalece quando se trata de clareamento dental. “O tratamento não pode ser feito sem controle e nem muito tempo, porque o excesso pode levar à sensibilidade dentária extrema, podendo, inclusive, comprometer a polpa do dente, levando à necessidade de tratamento de canal; causando a desmineralização do dente, tornando-o poroso e opaco; e, ainda, alterações na gengiva, devido a alguns componentes do gel clareador”, complementa dra. Carolina.

Contraindicações

O processo de clareamento é contraindicado:
– para menores de 16 anos
– grávidas
– lactantes
– pessoas com hipersensibilidade dentária
– em casos de trincas dentais
– para quem tem cáries a serem tratadas
– em casos de problemas periodontais (nas gengivas)
– para pacientes que apresentem fluorose (manchas estriadas brancas) nos dentes

Sobre dra. Carolina Pedrosa
Dra. Carolina Pedrosa é formada pela Unesp de São José dos Campos.

Especialistaem Ortodontia pela faculdade Ined de Passo Fundo – RS. Também possui formação em Clínica Integrada e em Ortodontia Autoligada.

Em seu consultório, atende adultos e crianças nas áreas de clínica geral, ortodontia, estética (clareamento).“

Embora não tenha me especializado em odontopediatria, gosto muito de crianças. Por isso, costumo ter bastante facilidade para atendê-las. Adoro meus pequenos pacientes”, conta.

É filiada à Apeoesp, ao Sincomércio Lorena, ao Sincomerciários Lorena, Plano Mútuo Medc, Med Saúde e à Associação dos Aposentados e Pensionistas da cidade.

A Clínica HaLuz Saúde – Odontologia e Psicologia fica na rua Pe. Manoel Teotônio de Castro, 65 – Centro (rua entre a Praça da Matriz e a Praça do Rosário). O telefone para agendamento é o 3157 5443.

MAIS LIDAS