• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Lorena tem 3 casos de dengue confirmados

07/03/2019

Notícia preocupante, levando-se em conta que a cada caso de dengue confirmado, estima-se outros 4 não notificados. A Secretaria de Saúde informou nesta quinta-feira, 7 de março, que Lorena tem 18 casos suspeitos de dengue, sendo 15 não reagentes (descartados) e 3 casos reagentes para dengue autóctone (contágio no próprio município): 2 na Cecap e 1 no bairro São Roque.

Para as regiões com casos confirmados, a Vigilância Epidemiológica Municipal, com sua equipe de Combate a Endemias, realizou nebulização para bloqueio do ciclo de transmissão, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Porém, a Secretaria de Saúde da cidade faz o alerta: o número de casos pode aumentar, pois Lorena encontra-se em estado de risco de epidemia, devido ao indicador de avaliação de densidade larvária de 6,9% (o máximo determinado pelo Ministério da Saúde deve ser inferior a 1%).

Os principais focos de criadouros do mosquito transmissor da doença são recipientes de água e alimentos para animais, ralos externos, pratos de plantas e embalagens descartáveis, no interior dos imóveis.

Os principais sintomas da dengue são: dores musculares, febre, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, possível “gosto amargo” na boca e prostração.
As pessoas que visitaram outras regiões neste período de carnaval e férias também devem estar atentas, porque outras regiões também se encontram em estado de alerta.

Diante dos sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou o Pronto Socorro, para avaliação médica e tratamento.

E não se esqueça: combater a dengue é responsabilidade de todos nós! Dengue mata!

MAIS LIDAS