• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Carreta da Mamografia em Lorena: “Mulheres de Peito” estará no Mercadão de 2 a 17 de abril

29/03/2019

Excelente notícia para nossa cidade. A Carreta da Mamografia do Programa ‘Mulheres de Peito” chega a Lorena no mês de abril. Entre os dias 2 e 17, o veículo – que possui toda a infraestrutura necessária para realizar exames gratuitos, incluindo uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista – estará no Mercadão.

Segundo a Prefeitura, serão distribuídas 50 senhas por dia, a partir de terça-feira, 2 de abril, para atendimento, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Já aos sábados, serão entregues 25 senhas para atendimentos entre as 9h e 13h. Para mulheres de 50 a 69 anos, principal público-alvo da campanha, não há necessidade de pedido médico. Basta comparecer ao Mercadão com RG e cartão SUS e retirar a senha. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos, além dos documentos relacionados acima, precisam comparecer na Unidade de Saúde de referência para os encaminhamentos necessários.

O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. A vinda do programa “Mulheres de Peito” para Lorena é resultado de uma parceria da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde, com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Carreta da Mamografia vem para integrar o forte trabalho de prevenção que já realizamos em Lorena. Sabemos que o câncer é uma doença silenciosa e, no caso do câncer de mama, a chance de cura quando há um diagnóstico precoce ultrapassa 90%. Nosso objetivo é justamente o de incentivar as mulheres a se cuidarem mais, impactando diretamente na qualidade de vida e longevidade.”, diz a vice-prefeita e presidente do Fundo Social, Marietta Bartelega.

Nos atendimentos da carreta, as imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos a distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

MAIS LIDAS