• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

MAIS LIDAS

    Nenhum dado até agora.

EDITORIAS / Geral

Mais um acidente na esquina da av. São José

27/08/2019

Mais um acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta segunda-feira, 26 de agosto, por volta das 18 horas, na perigosíssima esquina da avenida São José com a Praça Conde Moreira Lima.

A confusão ali é constante e diária, entre a linha de trem e a Biblioteca Municipal. Desta vez, o acidente envolveu um carro e uma moto. Os dois rapazes que estavam na moto e a mulher que dirigia o carro foram socorridos pelos Bombeiros. Segundo consta, felizmente, todos passam bem, após terem recebido os cuidados médicos de urgência.

O perigo na esquina onde ocorreu este acidente não é de hoje. A situação fica ainda mais séria quando envolve pedestres. Sem ter uma lombofaixa para atravessar a rua, o risco de atropelamentos fica maior e o número de quedas é rotineiro, especialmente de gente idosa. Há diversos relatos de pessoas que tropeçam no paralelepípedo e acabam se machucando, algumas com gravidade.

A instalação de uma lombofaixa é um pedido antigo dos moradores da região, até hoje não atendido. Muitos idosos – que agora são maioria na população, além de jovens estudantes, adultos e crianças, atravessam aquela esquina, rotineiramente.

“Todo dia, é um perigo pra atravessar. Não existe nem uma faixa de pedestres na esquina da avenida São José, junto ao semáforo. Além disso, não há um tempo programado no semáforo para a travessia de pedestres. Então, estamos nos arriscando diariamente para ir trabalhar e nossos filhos para estudar”, conta Gabriela Auxiliadora, moradora da região.

Procurado pra falar sobre o assunto, o secretário de Trânsito e Transportes de Lorena, Norival de Souza, reconheceu que aquela é uma região bastante crítica tanto em relação aos pedestres quanto em relação ao trânsito, especialmente nos horários de pico, por ser área de entrada para o Centro, de prosseguimento em direção à Santa Casa e caminho para diversos bairros. “Porém, encontramos algumas restrições para a tomada de medidas imediatas. Uma delas é relativa à lombofaixa especificamente no semáforo da avenida São José. Antes de tudo, teríamos que fazer uma readequação de uma das calçadas, que é muito alta em relação ao nível da rua”, explicou.

“Estamos estudando uma forma de colocar a sinalização adequada e, com certeza, a instalação de uma faixa de pedestres. No entanto, existem regras do Código de Trânsito Brasileiro para a instalação de faixas e lombofaixas. Até porque, por lei, o pedestre está em 1º lugar na escala de prioridade do trânsito. Mas pela própria estrutura da cidade, pela forma como foi construída, encontramos restrições para implantar alguns projetos. Estamos buscando soluções, fazendo estudos, e isso demanda algum tempo”, completou o secretário. E finalizou: “Inclusive, também está sendo feito um estudo para fazermos uma alteração no sistema viário daquela região, para melhorar a fluidez, incluindo a colocação de um novo semáforo, de três tempos. Atualmente, nos dois semáforos existentes (na avenida São José e na avenida Cap Messias, em frente à Biblioteca), existe um tempo de 4 segundos, previsto em lei, na transição do sinal amarelo para o vermelho. Outro problema que agrava a situação é o fato de que muitos motoristas já avançam no sinal amarelo e isso prejudica o cidadão que vai atravessar a pé”.

Apesar dos estudos estarem sendo feitos, ainda não há previsão de quando medidas efetivas serão colocadas em prática.

MAIS LIDAS