A imagem da foto acima não é muito conhecida, mas são mulheres americanas da década de 30 sendo criativas na crise.
Que o mundo pós Covid já está balançando corações e mentes, isso já não é novidade. A grande verdade é o que o Brasil nunca passou por uma grande crise, como as guerras e até mesmo algo do tipo, como a Grande Depressão Americana, em 1930, com a quebra da bolsa de Nova York.
O que podemos aprender com os povos que já passaram por grandes crises é que, em tempos de crise na economia, é comum termos que nos reinventar e muitas vezes adaptar nossos hábitos de consumo e termos que abrir a mente para opções alternativas.
A Nutella por exemplo, só surgiu porque estava escasso o cacau na Europa, por conta da Segunda Guerra Mundial, e de forma criativa fizeram uma pasta doce com avelãs, para substituir o chocolate.
Vamos falar de criatividade então, tipo o reaproveitamento: o perfil de consumo do americano é muito do estilo “faça você mesmo” (em inglês “DIY”, ou “do it yourself”). Um exemplo disso é que, durante a Grande Depressão, eles inovaram reaproveitando sacos de farinha para criar roupas e vestidos. Mais do que moda, longe de ser bonito ou confortável, era uma necessidade econômica. Então as refinarias, percebendo essa tendência ao reaproveitamento, começaram a ensacar a farinha em sacos com estampas florais, até como um diferencial da marca; alguns deles, inclusive, faziam a gentileza de inserir instruções, para sugerir o melhor modo de aproveitamento dos sacos!
Estima-se que mais de 3,5 milhões de crianças e mulheres usaram roupas feitas a partir de embalagens naquela época.
A palavra crise deveria ser vista com mais positividade, até mesmo porque pessoas negativas não conseguem ser criativas.
Tire uma letra: CRISE por CRI$E = CRIE.
CRIE soluções para a sua empresa, para o seu produto, ajude seu cliente em seu novo perfil de consumo.
CRIE soluções sustentáveis como os sacos de farinha da década de 30.
CRIE novos produtos ou serviços com recursos que possui, como a Ferrero fez com a Nutella (amada Nutella, “grazie signore Pietro Ferrero”).
CRIE novos serviços com o seu talento, melhore-o com estudos do novo perfil no consumidor.
Que esses cases aqui contados lhe façam pensar fora da caixa. E aí, você vai criar o quê?
Caroline Paes é especialista em Marketing de Transformação
Facebook: https://www.facebook.com/carolpaesrois
Instagram: @carolinepaes.mkt
No verão, as chuvas e temperaturas elevadas favorecem a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, é preciso que a população redobre os cuidados e faça a sua parte, para […]
O que os três professores dessa foto têm em comum? Eles compartilham um sonho e um objetivo: transformar a realidade dos jovens, oferecendo uma preparação de qualidade para o ingresso […]
Ela é lorenense, acredita que todos nós necessitamos de cores em nossas vidas para enfrentar com alegria o dia a dia e seus quadros são sucesso no mundo todo. Talita […]
O edital do novo concurso Aeronáutica foi publicado para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) para o ano de 2026. A oferta é […]
O Natal Iluminado 2024 está chegando e Lorena está nos preparativos finais para celebrar essa grande festa! A programação acontece entre os dias 7 e 21 de dezembro, na Praça […]
A Escola Estadual Miquelina Cartolano realizou no sábado, 23 de novembro, o 1º Encontro Laços de Amizade. Professores aposentados que passaram pela escola, em algum momento de sua carreira, foram […]
O projeto para duplicar o trecho urbano da rodovia Rio-Santos, entre Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, foi apresentado pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na […]