• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Governo do Estado anuncia Hospital Regional em Cruzeiro e Fatec e Poupatempo para Lorena

22/05/2021

O governador João Doria lançou neste sábado, 22 de maio, em Cruzeiro, o programa de desenvolvimento Viva o Vale, que abrange 17 municípios das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé. O objetivo é o desenvolvimento de ações para o crescimento econômico e o atendimento de necessidades sociais. O investimento total prometido é de R$ 120 milhões. “Estes recursos serão colocados imediatamente. Não é um plano para o futuro, é para já”, afirmou o governador.

O Vale Histórico abrange os municípios de Areias, Arapeí, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Silveiras, São José do Barreiro. O Vale da Fé inclui Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.

Durante o evento, foi anunciada a construção de uma UBS e de um novo Hospital Regional em Cruzeiro. Segundo a Prefeitura de Cruzeiro, o complexo será construído em um terreno que pertence ao governo estadual, ao lado do Recinto de Exposições. A Prefeitura deve entregar o projeto com as necessidades para a implantação até o dia 30 de julho. A previsão é de que o complexo hospitalar seja construído ao lado do Recinto de Exposições e entre em operação a partir de 1° de janeiro de 2023, com ampliação dos serviços gradativamente. Até então, a referência em atendimento para a região é o Hospital Regional de Taubaté, que há anos não dá conta da demanda da população de todo o Vale.

A reestruturação da Santa Casa de Lorena e de Guaratinguetá foi outro anúncio feito pelo governador, com foco em alta e média complexidade.

Entre as promessas feitas hoje, também estão a instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Lorena; duas unidades do Poupatempo (uma em Lorena e outra em Cruzeiro); e a privatização do aeroporto de Guaratinguetá.

Além disso, Doria afirmou que está em andamento a aquisição de 17 novas ambulâncias para a região (uma para cada cidade, o que inclui uma para Lorena).

Na área de infraestrutura, o Governo do Estado anunciou a recuperação de 60,8 km de vicinais, além da celebração de convênios para obras de infraestrutura urbana indicadas pelas prefeituras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

O Vale do Paraíba será integrado ao sistema Detecta de videomonitoramento da Polícia Militar. Também estão incluídos, no programa do Governo, investimentos em educação, segurança e habitação.

MAIS LIDAS