• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

Coleta de dados para o Censo Demográfico de Lorena segue até outubro

30/08/2022

A coleta dos dados para o Censo Demográfico 2022 começou neste mês de agosto em Lorena e deve seguir até o final de outubro, podendo ser prorrogada, se necessário. O objetivo deste trabalho do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania)”. Para isso, os recenseadores estão indo de domicílio em domicilio, realizar entrevistas; e também devem passar por todos os estabelecimentos da cidade, para confirmação do tipo de atividade.

De acordo com o Posto de Coleta do IBGE na cidade, os recenseadores têm encontrado certa dificuldade para registrar os dados, devido ao receio de alguns munícipes, de fornecer informações. “Todas as informações prestadas aos recenseadores são sigilosas e os resultados são processados estatisticamente, para retratar a realidade de vida dos munícipes de cada cidade”, explica a equipe do Posto de Coleta. “É através dos resultados do Censo Demográfico que os recursos da União são direcionados para os Estados (FPE – Fundos de Participação dos Estados) e Municípios (FPM) de todo o País e são convertidos em políticas públicas como saúde, educação, segurança, entre outros. Esses resultados também podem ser utilizados por setores privados, para levarem novos empreendimentos para as cidades”.

O Posto de Coleta de Lorena fica na rua Dom Bosco, 284 – Centro (dentro do Unisal). Lá, ficam o agente censitário municipal Nicolas Grilo, o agente de Informática Rafael e o coordenador censitário Luciano Reis. Nas ruas da cidade, coletando os dados, estão os agentes censitários supervisores Bruno Abreu, Davi Vaiano, Elivânia, Guilherme, Helenice Sardinha, João Moraes, Maria Eduarda Diniz e Vinicius Honorato (essa turma da foto). Além deles, há mais de 70 recenseadores espalhados em diversas localidades do município.

Os agentes devem estar uniformizados com colete, boné, crachá e máscara.

Após a coleta de dados para o Censo, a equipe realizará outros trabalhos, como a Pesquisa de Pós-Enumeração, entre outras atividades, que serão posteriormente divulgadas.

O primeiro Censo Demográfico do Brasil foi realizado em 1872. A experiência do IBGE começou em 1940, ano em que foi realizado o primeiro levantamento desse tipo pelo Instituto. A partir de então, o IBGE realiza o Censo Demográfico a cada 10 anos, que é a operação estatística mais importante para retratar a realidade sociodemográfica do País. O Censo que aconteceria em 2020 precisou ser adiado para 2022, por conta do período do afastamento social imposto pela pandemia.

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no território nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas devem ser respondidas pelo Censo Demográfico 2022.

MAIS LIDAS