• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Cultura

Lorena tem um obelisco

13/05/2023

Isso mesmo: Lorena tem um obelisco, cuja autoria é atribuída ao mais importante arquiteto brasileiro. Quem conta essa história é o jornalista João Bosco Pereira de Oliveira (Paçoca):

 

“Na verdade, o monumento da foto foi alusivo ao calçamento da avenida doutor Peixoto de Castro e não ao 1º centenário de Lorena! E a revelação bombástica: foi desenhado por ninguém mais, ninguém menos que o arquiteto Oscar Niemeyer, o pai da arquitetura moderna no Brasil e com muitas obras famosas pelo mundo! Foi o autor de projetos como os Palácios do Planalto e Alvorada, em Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília; o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; a Pampulha, em Belo Horizonte; e até a sede mundial da ONU, em Nova York.

Niemeyer estava projetando o Clube dos 500, dos dois lados da via Dutra. O então prefeito de Lorena, de 1952 e 1955, José Roberto de Ayrosa Rangel, foi almoçar no Clube dos 500, com o doutor Peixoto de Castro, destacado empresário de um conglomerado industrial nas áreas química e de tubos de aço.

E quando viram que o arquiteto Oscar Niemeyer também estava almoçando no mesmo restaurante, o prefeito Rangel foi até Niemeyer, explicou-lhe que estava calçando com paralelepípedos a avenida Peixoto de Castro e solicitou ao arquiteto – que logo depois seria consagrado mundialmente! – o projeto de um monumento que viesse marcar a fantástica obra do calçamento da avenida Peixoto de Castro.

O prefeito Rangel pensava que o arquiteto fosse executar tal projeto em tempo longo, na Capital, mas, surpreendentemente, Niemeyer pegou um guardanapo de papel e traçou imediatamente aquelas linhas, que se tornaram o monumento alusivo ao calçamento da avenida Peixoto de Castro, provavelmente em final de 1954 ou 1955”.

MAIS LIDAS